Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um apagão na tarde desta quarta-feira, 21, atingiu ao menos ao menos 8 estados. Houve falta de energia em vários municípios do Estado do Tocantins, inclusive na capital. A queda de energia aconteceu às 15h48 e retornou às 17h40.

Conforme informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), a causa do apagão foi uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) de geração e transmissão de energia elétrica que causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As causas do desligamento estão sendo investigadas.

Último grande apagão que ocorreu em 2013 atingiu somente a região Nordeste do País. Na ocasião, a interrupção do fornecimento de energia atingiu cerca de 16 milhões de pessoas. (Atualizada às 18h10)