Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com uma canção da cantora e compositora tocantinense, Kesia Carvalho, foi aberto o evento de apresentação do festival "Palmas para Elas" nesta sexta-feira, 23, no auditório de bolso do Memorial Coluna Prestes. A apresentação do  "Palmas para Elas" reuniu lideranças e empresários. Em comemoração ao mês da mulher, o evento voltado para o público feminino será realizado até o dia 29 de março no Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis em Palmas.

O festival que tem o objetivo de movimentar a economia e o turismo de Palmas irá reunir palestras, cozinha show, atividades esportivas, exposições, apresentações culturais, cursos, atendimentos médicos, orientações jurídicas, oficinas e feira de artesanato.

A iniciativa é do Palmas Convention Bureau que visa destacar a força da mulher tocantinense. A presidente do Palmas Convention Bureau, Ilza Corrêa Rocha, destaca que a intenção é reunir o trade turístico da Capital. " A ideia do evento surgiu como ação de mobilização do trade turístico e econômico de Palmas. Escolhemos esse tema como forma de homenagear as mulheres. Teremos atividades voltadas para saúde, cidadania, cultura e gastronomia e claro reconhecer o valor da mulher", destaca.

Participaram da apresentação do festival representantes do setor de hoteleira, empreendedorismo, gastronomia, turismo de Palmas.

"A ideia é evidenciar as mulheres e também despertar o empreendedorismo em cada uma", conta Cleide Brandão, representante do Comitê das Mulheres Empreendedoras.

"Estamos felizes com a iniciativa desse evento. A gente tem lutado para que a atividade turística se fortaleça. A gente precisa de iniciativas como essa para destacar o setor", enfatiza Janaína Aires, vice-presidente do Fórum de Turismo do Estado.

Programação

Neste sábado, 24, primeiro dia do evento serão realizadas orientações de prevenção a diabetes, informações jurídicas e desafio de dardos. A partir do meio dia tem abertura da aula show com a chef de cozinha, Ruth Almeida, a embaixatriz da gastronomia no Tocantins.

Ainda no sábado a partir das 19h tem show de Dorivan Borges e Na sua Moreto. As atividades são gratuitas. Porém, para os interessados em degustar os pratos da aula show serão cobrados um valor de R$ 15,00.

Para as oficiais do Senac os interessados poderão levar um 1kg e alimento não perecível que serão doados para uma instituição de caridade.

A abertura oficial será realizada na próxima segunda-feira, 26, às 19h30.

A programação do evento está disponível no site: www.palmasparaelas.com.br