Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, esteve reunido com o governador interino, Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, no início da noite desta última segunda-feira, 2 de abril. Na pauta, os serviços do Estado no Município. “Estamos trazendo ao governador, demandas de Porto Nacional, solicitações de melhoria nos serviços prestados pelo Estado, dentro do Município, que há muito estão deficitários e carentes de atenção”, declarou o prefeito.

Entre as solicitações que permearam as áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Infraestrutura, Joaquim Maia pediu a melhoria da entrada Sul da cidade, com recapeamento asfáltico e macrodrenagem pluvial; recapeamento asfáltico; construção de trevo de acesso ao Polo Industrial do Município, bem como a pavimentação da principais vias. “Essas são obras importantes, necessárias e são de competência da máquina Estatal realizar”, enfatiza o prefeito.

Repasse retido

Na área da Saúde, Joaquim Maia solicitou o repasse devido ha mais de um ano, dos recursos do Fundo Municipal de Saúde, retidos desde janeiro de 2017.  “São repasses obrigatórios do Estado que deveriam estar sendo feitos mensalmente e que nunca ocorreram, deixando a rede municipal sobrecarregada e sem recursos de cobertura”, explica o prefeito.

Ajuste

No transporte escolar, o prefeito solicitou atualização de valores para continuar fazendo o transporte de alunos da rede estadual, da zona rural para a cidade. “Temos um convênio com o Estado para esse transporte, no entanto, as despesas com alunos da rede estadual ultrapassam o convênio e a capacidade do Município de absorver esses gastos, daí a necessidade de ajustes”, concluiu Joaquim Maia.