Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, e acontecerá de 08 a 12 de maio

A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, e acontecerá de 08 a 12 de maio Foto: Arquivo Seagro

Foto: Arquivo Seagro A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, e acontecerá de 08 a 12 de maio A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil, e acontecerá de 08 a 12 de maio

Considerada uma das maiores feiras do segmento no País, a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), será lançada pelo Governo do Estado na próxima segunda-feira, 16, às 8h, no Auditório do Palácio Araguaia. A feira acontece de 08 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional.  A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte do Brasil.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza a feira com o objetivo de divulgar e transferir ao setor produtivo, os conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, bem como promover a comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual.

A Agrotins acontece, anualmente, dentro do Centro Agrotecnológico, ocupando 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio. 

De acordo com o secretario da Agricultura, Clemente Barros, mais uma vez, a Agrotins trará novidades para o agronegócio de alto desempenho, transferindo tecnologia para todas as etapas do setor produtivo. “A expectativa para a Agrotins 2018 é a melhor. Já temos praticamente 100% dos espaços reservados. Os empresários estão confiantes e investindo na participação na Agrotins, evento que já é conhecido em todo o Brasil”, complementou.

Evolução

Completando sua maioridade, o percurso percorrido sempre foi de sucesso. Na primeira Agrotins em 2001, realizada na Fazenda Dom Augusto no município de Porto Nacional, foram movimentados R$ 7 milhões em volume de negócios, esse número também foi crescendo e em 2017 foram mais de R$ 650 milhões. E quanto ao número de visitantes, também houve uma evolução considerável, pois na primeira edição foram pouco mais de 10 mil pessoas e no ano passado mais de 100 mil, vindos de todas as regiões do Tocantins e de diferentes estados brasileiros.

Parte do sucesso em volume de negócios se deve também a participação das instituições financeiras, oferecendo linhas de crédito, taxas reduzidas e serviços especiais para o público da Agrotins.

A quantidade de empresas e instituições participantes também é fator preponderante no sucesso da Feira e o número de expositores cresceu significativamente. Em 2001, foram 88, e foi crescente até 650 expositores em 2017.

Tecnologias

Durantes mais de uma década e meia a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil que tem entre as fontes econômicas, o agronegócio.

No evento que tem uma semana de duração são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas a realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis. Além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas, veículos e instituições de fomento.

Realização

A Agrotins Brasil é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), parceiros do setor do agronegócio do Estado e do País.