Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom CBMTO O Curso tem como objetivo capacitar os sargentos para o exercício de comando de guarnições operacionais O Curso tem como objetivo capacitar os sargentos para o exercício de comando de guarnições operacionais

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 20, a cerimônia de formatura da turma do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEHS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO). A solenidade ocorreu na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Palmas, e contemplou 60 bombeiros militares.

“Estamos habilitando mais uma turma de sargentos e isso para a corporação, para a sociedade e para os próprios militares é muito importante, pois os torna aptos a galgarem novas graduações em suas carreiras de praças. O curso regulariza a situação dos sargentos que já tinham sido promovidos à graduação de terceiro sargento e esta formação técnica será revestida em melhores serviços ao nosso povo tocantinense”, enfatizou o comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva.

Para o diretor de Planejamento, Ensino e Pesquisa da corporação, major Thiago Franco Santana, o curso faz parte da carreira do bombeiro. “Ajuda os terceiros sargentos a prosseguirem na carreira, até o posto de subtenente. Os sargentos foram habilitados dentro da gama de conhecimentos de forma que pudessem se atualizar para terem melhores condições para atuarem como sargento e melhor atender a nossa comunidade”. 

Curso

As aulas do curso tiveram início, em janeiro, com o módulo de educação à distância (Ead). Ao todo foram 330 horas aulas e as turmas foram divididas em dois pelotões compostas por 60 bombeiros militares. Participam sargentos com nove anos de efetivo serviço e o curso é prerrogativa para ascensão na carreira militar.

“O curso foi muito bem preparado e nós tivemos muitas matérias relacionadas à nossa profissão. Também existiu a pressão que nós encontramos nas próprias ocorrências do dia a dia, pois todos esperam que o bombeiro atue para atender a sociedade da melhor forma possível”, disse o primeiro colocado no curso, sargento Wdson Taylon Coutinho Montelo.

Já o segundo colocado, sargento José Ilmar Lira Júnior, falou que o curso foi muito proveitoso. “O curso nos ajuda a termos mais preparo para o comando da tropa e nos habilita também a termos excelência na execução do nosso trabalho. Foi um curso muito proveitoso e estamos aptos a prestar um serviço de qualidade”, explicou o sargento destacando o seu orgulho de ser bombeiro militar.

Habilitação de Sargentos

O Curso Especial de Formação de Sargentos (CEHS) tem como objetivo capacitar os sargentos para o exercício de comando de guarnições operacionais, desenvolvimento de atividades administrativas e aprofundamento em conhecimentos específicos de bombeiros.