Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Ronaldo Lira Glória (DEM) assumiu o lugar do ex-vereador Ivanilson Marinho (MDB) que se afastou do cargo, por tempo indeterminado, para assumir a presidência do TerraPalmas. Lira recebeu a convocação para tomar posse na última segunda-feira, 23. A solenidade teve início com a entrega pública da declaração de bens, apresentação do diploma eleitoral e o nome parlamentar, que será Ronaldo Lira.

Lira candidatou-se ao cargo de vereador por três vezes consecutivas e no último pleito, 2016, conquistou mais de 1.100 votos, no entanto não foi eleito devido à legenda (quociente eleitoral). Durante seu discurso ele agradeceu aos eleitores e também aos familiares e amigos “que ajudaram a fazer uma campanha com pouco recurso”. “ Sou muito grato a Deus e a todos os que me ajudaram a chegar aqui hoje, não foi fácil a caminhada, tive muitos desafios, nossa campanha foi feita com pouco dinheiro, mas meu desejo de representar o povo era maior que do os desafios que a gente enfrentava”.

O presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB), deus as boas vindas ao vereador e disse não ter dúvida de que Lira vem com muita vontade de trabalhar. “Sabemos do carinho e respeito que a população tem pelo Ronaldo, e hoje ele assume uma grande responsabilidade no lugar de um vereador que contribuiu muito com esta Casa e com a cidade de Gurupi, e que é muito competente, e tenho certeza que Ronaldo também tem muito vontade de contribuir com nossa população, quero ressaltar que este Poder Legislativo dará todo o suporte necessário para o nosso colega”, afirmou o presidente.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), falou sobre a importância do cargo de vereador e disse acreditar que “é o Legislativo é o mais representativo dos três poderes, pois aqui você tem diversos segmentos da sociedade aqui representada, e é com satisfação que participo desta solenidade onde está sendo empossado mais um representante da sociedade gurupiense nesta Casa de Leis e que tenho certeza que fará um bom trabalho”.

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) participou da posse do novo parlamentar e comentou sobre as dificuldades que teve no primeiro pleito, em 2010, quando disputou as eleições e ficou como suplente. “Embora eu tivesse mais votos que 8 parlamentares eleitos, não consegui ser eleito, mas no último pleito consegui o mandato como titular e trago este exemplo para entusiasmar e expressar minha felicidade pelo Ronaldo que assume esta vaga hoje e esperando certamente que na próxima legislatura ele esteja aqui como titular”, disse Ayres.

Ivanilson Marinho também esteve presente, desejou sorte ao vereador e comentou sobre a persistência de Lira ao disputar três eleições. “O Ronaldo há muito tempo vem insistindo e sempre bate na trave, e eu não poderia deixar de prestigiá-lo por isso, parabenizá-lo por não ter desistido de representar sua comunidade, e expresso minha felicidade em participar dessa posse hoje. Desejo também que ele tenha muita sabedoria, pois aqui os desafios são grandes e precisamos tomar muitas decisões, mas por outro para quem gosta de política sabe que é prazeroso poder representar sua cidade”.

Perfil

Natural de Araguaçu-TO, Ronaldo Lira Glória, de 55 anos, reside em Gurupi há cerca de 50 anos e há 25 é servidor público na área da saúde exercendo a função de Técnico de Laboratório e Análises Clínicas.  Lira é graduado em Pedagogia pela Unitins e já atuou também como professor no Centro de Ensino Médio Arizinho de Gurupi .