Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Pesquisa Ibope ouviu 812 eleitores em 38 municípios

Pesquisa Ibope ouviu 812 eleitores em 38 municípios Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Pesquisa Ibope ouviu 812 eleitores em 38 municípios Pesquisa Ibope ouviu 812 eleitores em 38 municípios

A pesquisa eleitoral Ibope contratada pelo Instituto Fecomércio e divulgada nesta última quinta-feira, 10, mostra a candidata da coligação “Reconstruindo o Tocantins,” Kátia Abreu (PDT) em primeiro lugar com 22% das intenções de votos.

Os candidatos Carlos Amastha (PSB) e Vicentinho Alves (PR) dividem o segundo lugar com 15%. Já o candidato Mauro Carlesse (PHS) aparece na terceira colocação com 10% das intenções de voto, segundo a pesquisa.

O candidato Márlon Reis (Rede) aparece na sequência com 5% e os cândidos Mário Lúcio Avelar (Psol) e Marcos Souza (PRTB) aparecem com 1% das intenções de voto.

O Conexão Tocantins entrou em contato com as assessorias de comunicação de todos os candidatos para saber a opinião dos mesmos a respeito da pesquisa.

Kátia Abreu, disse que, independentemente do resultado, continua em campanha pelo interior do Estado, conversando com eleitores e apresentando seu plano de governo. “Fiquei muito feliz com o resultado da pesquisa, mas nós continuamos nossa caminhada trabalhando duro e com humildade, porque pesquisa retrata o momento, mas ela pode mudar, então temos que nos manter firmes e trabalhar dobrado levando nossas propostas à população, conversando com as pessoas.  Eu peço ao povo do Tocantins que observe o nosso projeto, as nossas propostas e o que nós temos para o Estado. Eu me preparei para me candidatar a governadora. Eu trabalhei todos esses anos para estar capacitada a cuidar da população e administrar o Tocantins”, disse a senadora.

A equipe de Vicentinho Alves informou que o candidato está cumprindo agenda em Araguaína e que comentaria a pesquisa assim que tivesse um intervalo entre os compromissos.

O candidato Mauro Carlesse respondeu por nota e manifestou desconfiança com relação à pesquisa, declarando que espera nas urnas um resultado diferente do que mostra o Ibope. Ainda na nota, Carlesse diz que pesquisas internas realizadas pela coligação mostram o candidato crescendo dia após dia. “Não é de hoje que as urnas mostram resultados diferentes daqueles apontados por pesquisas do Ibope em todo o País, especialmente no Tocantins. Acreditamos que agora não será diferente: no dia 3 de junho o resultado da eleição suplementar vai revelar, mais uma vez, que os números desse instituto estão errados. Nossa discordância baseia-se em dados de inúmeras pesquisas internas, que temos feito quase diariamente. De acordo com esses dados, a disputa está equilibrada e o candidato Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, está crescendo dia após dia”, informou.

Já a assessoria de Carlos Amastha disse que o candidato não irá comentar o resultado.

Já as ligações e mensagens enviadas para os assessores dos candidatos Márlon Reis, Marcos Souza e Mário Lúcio Avelar não foram atendidas ou retornadas.

Pesquisa

pesquisa Ibope contratada pelo Instituto Fecomércio foi realizada entre os dias 5 e 7 de maio. Foram entrevistados 812 eleitores em 38 municípios tocantinenses. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE/TO sob o protocolo Nº TO‐06472/2018.