Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com100% das urnas apuradas no segundo turno da Eleição Suplementar para o Governo do Tocantins, o governador interino Mauro Carlesse (PHS) foi eleito para o governar o Estado em um mandato tampão até 31 de dezembro deste ano e poderá candidatar-se à reeleição nas próximas eleições de outubro.

Mauro Carlesse obteve 75,14% dos votos válidos e o seu concorrente, o senador Vicentinho Alves (PR), 24,86%. 

Carlesse votou pela manhã em Gurupi, sua base eleitoral, e, de lá, acompanhou a apuração do resultado. A posse será realizada no dia 9 de julho.

Abstenções

O comparecimento foi de 663.297 eleitores (65,14%) e o número de eleitores que deixaram de comparecer para votar foi de 355.032, totalizando 34,86% de abstenções. No primeiro turno um total de 306.811 eleitores, o equivalente a 30,14% do eleitorado, não compareceram para votar, o que demonstra que, neste segundo turno, as abstenções se ampliaram. Expectativa que já era esperada. 

Os votos válidos somaram 490.461 (73,94%). Votos em branco somaram 17.209 (2,59%) e os nulos 155.627 (23,46%).

A Eleição

A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV) por caixa dois de campanha. Os dois foram condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Resultado Final 

Votos válidos: 490.461 (73,94%)

Abstenção: 355.032 (34,86%)

Nulos: 155.627 (23,46%)

Brancos: 17.209 (2,59%)

Total de eleitores: 1.018.329

Perfil do eleito

Mauro Carlesse nasceu em Terra Boa (PR), é empresário e agropecuarista no Tocantins. Em 2012 ele foi candidato a prefeito em Gurupi pelo Partido Verde. Posteriormente filiou-se ao PTB e foi eleito deputado estadual em 2014.

Em julho de 2016 assumiu o cargo de presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. 

Atualmente Carlesse está filiado ao PHS. 

Presidente do TRE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Marco Antony Villas Boas, avaliou o processo eleitoral, destacando a importância de os eleitores refletirem sobre o valor da escolha dos candidatos. “É importantíssima a participação do eleitor nesse processo. Não há eleição sem eleitor, o eleitor é a peça principal, é ele quem deve dar a legitimação máxima ao pleito eleitoral e escolher bem. A abstenção não é a melhor política de escolha. Eu penso que, a ida às urnas, ainda que votem como esses inconformados que sufragaram o voto nulo, talvez em protesto por não quiserem sufragar nenhum dos candidatos, é muito mais interessante para a democracia do que a própria abstenção”, ressaltou.

Ocorrências

Foram disponibilizadas 3.718 seções de votação. Deste total, apenas 12 urnas precisaram ser substituídas. Somente três ocorrências policiais foram registradas pela Comissão de Segurança Institucional, sendo uma por venda de bebida alcoólica, em Luzimangues, uma  ocorrência em Sandolândia,  por propaganda eleitoral irregular e outra em Araguaína, também por venda de bebida alcoólica. “Tivemos uma eleição extremamente tranquila ao decorrer de todo dia”, disse o presidente da comissão, juiz Rubem Ribeiro de Carvalho.

Auditoria

O sistema eletrônico de votação passou por auditoria das 8 às 17 horas e ao final, o juiz Marcelo Faccioni, presidente da comissão de auditoria de votação eletrônica atestou a confiabilidade do pleito eletrônico. “O resultado final não apresentou nenhuma divergência, ou seja, as urnas são eficazes e seguras para o uso na coleta dos votos dos eleitores, disse”.

Ouvidoria

Durante todo o dia a Ouvidoria Eleitoral recebeu 390 chamados, sendo a grande maioria, 269 ocorrências, sobre local de votação; 41 sobre título eleitoral; 36 sobre situação eleitoral; 22 sobre justificativa; 10 sobre mesários; 6 sobre acesso à informação;  4 sobre denúncias; 1 sobre estatística e 1 sobre andamento processual.

Próximos passos

O pleno do TRE-TO tem até o dia 6 de julho para julgar as contas de campanha dos candidatos. A diplomação já está marcada para o dia 9 de julho, às 9h, no Auditório do TRE-TO. A posse ficará a cargo da Assembleia Legislativa do Tocantins. (Atualizada às 23 horas com informações da Ascom TRE)