Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Com pedido de paz, a população de Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins, foi às ruas na tarde deste último domingo, 8, demonstrando indignação com o crescimento da violência no município. O apelo por paz aconteceu um dia após a morte de um adolescente de 17 anos, vítima de arma branca, durante uma confusão na Praça da Liberdade, no Setor Bela Vista, na madrugada do último sábado. 

O adolescente foi atingindo com um golpe na região do tórax, sendo socorrido por populares, chegando sem vida ao Hospital Regional de Dianópolis.

A morte do adolescente comoveu a população, que vestida de branco foi às ruas, percorrendo as principais vias da cidade com pedido de paz. “Não podemos ser reféns da criminalidade. Nesta semana vamos nos reunir com as autoridades da nossa cidade, sociedade e poder público em geral, para debatermos a situação da violência e juntos buscarmos solução acabar com a criminalidade em Dianópolis. Nossa cidade é uma cidade tranquila, onde todos se conhecem e não podemos permitir situações como esta”, disse o prefeito da cidade, Padre Gleibson Moreira, que participou da caminhada, acompanhado do secretário municipal de saúde, Amaury Mendes.

A concentração da caminhada aconteceu na Praça da Liberdade, local onde aconteceu o crime na madrugada de sábado. 

Na próxima quinta-feira, acontecerá uma reunião com a comunidade, autoridades e poder público, para debater sobre a situação da criminalidade em Dianópolis. A reunião será realizada no auditório da Câmara Municipal, às 9h. “Vamos nos unir e buscarmos juntos alternativas de combate à criminalidade em nossa cidade. Conto a presença de todos”, disse o prefeito.

Crime desvendado

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da equipe plantonista da Central de Atendimento de Dianópolis/TO, elucidou, ainda nas primeiras horas, posteriormente a execução do delito, o homicídio perpetrado em desfavor de um adolescente.

De acordo com o delegado José dos Santos Fonseca Borges Júnior, logo depois uma briga generalizada envolvendo jovens que mantém antiga animosidade, unicamente pelo fato de serem moradores de bairros diversos da cidade, Maurílio Carlos de Oliveira, de 22 anos vulgo  “Seedorf”, com a ajuda de dois adolescentes de 16 e 17 anos, cercaram e acuaram a vítima, depois de persegui-la por cerca de 160 metros, momento em que Maurílio desferiu um golpe de faca, na região do tórax do adolescente, levando-o ao óbito quase que instantaneamente.

Ainda durante o plantão, depois de devidamente comprovada à autoria e as circunstancias do crime, o delegado José Júnior representou, junto ao Poder Judiciário, pela prisão preventiva de Maurílio Carlos e pela internação provisória dos adolescentes envolvidos na infração penal, sendo que, todos evadiram-se da cidade, estando em lugar incerto e não sabido, até o momento.

“A elucidação e punição dos envolvidos, não restituíra a vida precocemente interrompida, declinamos consternação e solidariedade com a família e amigos do adolescente vitimado pela ilegítima conduta ofensiva dos acusados”, ressaltou o delegado José Júnior.

O delegado informa ainda que todos os esforços estão sendo realizados na tentativa de localizar o paradeiro dos autores e efetuar, no menor tempo possível, a prisão do adulto e a apreensão dos dois menores de idade. Por fim, o delegado ressalta todo o empenho e comprometimento da equipe composta por agentes e escrivães de polícia, na elucidação do crime. (Atualizada às 18 horas com informações da Ascom SSP)