Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O candidato a senador pela coligação Frente Alternativa (PT, REDE, PV, PRTB, PDT, PTB, PCdoB e PSD), Paulo Mourão (PT), participou na noite deste domingo, dia 16, do lançamento da candidatura a deputado estadual Dr. Nésio (PCdoB), na 507 Sul, em Palmas. Também estavam presentes a primeira suplente professora Germana (PCdoB), o candidato a governador Márlon Reis (REDE) e seu vice José Geraldo de Melo Oliveira (PTB).

Em seu discurso, Paulo Mourão elogiou Dr. Nésio e enalteceu o médico, destacando ser uma das grandes esperanças no parlamento estadual. “Aposto muito que você vai fazer um trabalho de forma representativa na Casa de Leis, não só pela sua competência, mas acima de tudo, pelo seu caráter, sua ética e forma de proceder. É isso que o Tocantins precisa. Você é uma promessa muito forte, precisamos ter mais pessoas com esse mesmo compromisso seu, que é o caminho mais curto para melhorarmos o Tocantins”, afirmou.

O senadorável falou de suas propostas para o senado, mencionando as reformas que vem penalizando a classe trabalhadora como as da Previdência e Trabalhista. “Precisamos fazer um debate necessário sobre essas reformas que desde o seu início não passaram por ampla discussão com a sociedade civil organizada. Ouve uma ausência de diálogo no Congresso Nacional com os trabalhadores”, observou.

Sobre a Reforma Tributária, Mourão irá propor também uma ampla discussão acerca do assunto. “O Brasil é um dos países mais injustos com a população e o setor produtor e empregador. O sistema de tributos penaliza quem compra. Então temos que fazer uma reforma para aliviar a carga sobre o consumo, porque poucos países no mundo se paga consumo com tributos. Vamos fazer tributos sobre transações, sobre lucros financeiros e sobre grandes fortunas, para aliviarmos a carga tributária do trabalhador e do empresário, que é a mola propulsora do desenvolvimento porque é ele que gera emprego e faz investimento”.

Mourão destacou também que para ocorrer a mudança que toda sociedade deseja é preciso haver uma consciência por parte do eleitor. “Todos nós desejamos uma mudança para o nosso país, mas como eu vou mudar? Mudaremos combatendo a corrupção, e não saindo nas ruas xingando político e criminalizando a política. Vamos mudar os rumos do  nosso estado e país escolhendo bem os candidatos na hora de votar, apertando as teclas com os números certos”, reforçou.

“Vamos escolher de fato representantes que se propõem a mudar a história do nosso Estado. Vamos votar em Márlon Reis para governador, Paulo Mourão senador e Dr. Nésio deputado estadual, para juntos fazermos a recuperação e a reconstrução do nosso Tocantins”, garantiu.

O candidato ao governo Marlon Reis deixou claro que terá a missão de cumprir e resgatar o Tocantins que todos sonham com justiça social. “Queremos poder dizer ao povo que todos esses anos de dedicação ao Estado não foram em vão. O Tocantins é muito rico, mas infelizmente nós não conseguimos ainda experimentar de suas riquezas. Então nós temos muito o que fazer pela nossa gente e estamos preparados e encorajados com esse time unido que arregaçou as mangas para fazer a defesa do povo e lutar pelo desenvolvimento do Estado com justiça social”, destacou.

Márlon ainda defendeu a eleição dos candidatos presentes. “Precisamos que todos esses representantes cheguem lá para o exercício do mandato juntos, Dr. Nésio na Assembleia Legislativa, para termos a certeza de que vamos ter um representante que discutirá políticas públicas e não meio de enriquecimento pessoal. Da mesma maneira, sabemos da necessidade que nós temos da eleição de Paulo Mourão para o Senado. Um homem bem qualificado e preparado. Será um favor para nós tocantinenses se votarmos nele, que acompanhado da professora Germana, com certeza essa parceria vai dar muito certo no Senado da República”, reafirmou.

O candidato a deputado estadual Dr. Nésio disse que os princípios e as convicções foram o que coincidiram para todos estarem juntos no mesmo projeto, o de ver o Tocantins nascer de novo. “O projeto que nós queremos para o nosso Estado é ver ele nascer novamente. Por isso estamos firmes na candidatura de Marlon Reis governador, Zé Geraldo vice e Paulo Mourão senador, esses homens que tem a consciência que o nosso Estado precisa de homens comprometidos com a ética, o trabalho e a determinação para tomar as grandes decisões estruturantes para o desenvolvimento do Tocantins”, declarou o candidato.

Edson França que é representante do Comitê Central do PCdoB de São Paulo, disse que os candidatos podem contar o apoio do partido. “Conte com tudo aquilo que o PCdoB significa para que consigamos lograr êxito nas eleições. Vamos intensificar o nosso trabalho para que tenhamos um senador e um governador comprometido com o povo brasileiro e com uma agenda de desenvolvimento para esse estado que precisa se desenvolver e há muito ainda que crescer. “Então Paulo Mourão tem esse significado e nós precisamos eleger você Paulo, pode contar com a gente. A confiança do Partido em Paulo Mourão é total, é um voto que daremos com muita honra e alegria conte conosco para isso”, afirmou.

“Marlon também é uma parte de um projeto positivo, representa esse novo jeito de fazer político. Vamos trabalhar também para eleger Haddad, não podemos permitir que o fascismo impere no Brasil. Vamos construir um Brasil com educação, trabalho, desenvolvimento e com distribuição de renda. Esse é o projeto que o PCdoB que junto com o PT e a REDE tem se emprenhado para o Brasil. Temos a certeza que Nésio será o nosso próximo deputado estadual, trabalhamos bastante para que tenhamos ele, um talento na política que muito nos orgulha, esse homem que cresceu no partido”, disse.

Thalia Batista que é presidente estadual da União da Juventude Socialista, disse que Paulo Mourão é um deputado que desde o começo esteve do lado do povo do Tocantins. “Todos os seus mandatos foram voltados para o povo. Ele defende as pautas que a gente precisa, combatendo a reforma que traz retrocesso para o país, como a da Previdência, a Emenda Constitucional 95 que congela os gastos públicos em Saúde, Educação/Ciência e Tecnologia e a reforma Trabalhista que cortou tantos direitos dos trabalhadores”, relatou.

“Não tem como a gente da juventude não conhecer o trabalho do Paulo, porque ele sempre dedicou suas principais emendas para a educação. As políticas públicas que o Paulo defendeu no seu mandato sempre foram em favor da juventude tocantinense e da educação no Tocantins. Então sabemos do seu compromisso com a juventude e que ele é o melhor candidato entre os apresentados para representar o Senado”, destacou.

O advogado e membro do PCdoB, Edy Cesar, disse que o Paulo foi um grande gestor em Porto Nacional e que representou muito bem o povo tocantinense na Assembleia Legislativa com honra e dignidade. “Paulo Mourão tem um passado limpo e representa a renovação das forças políticas tocantinenses. Ele tem capacidade de entendimento do Estado, conhece o Tocantins inteiro e sabe dos anseios dos populares e tem condição de representar o Estado tanto na fiscalização e aplicação dos recursos públicos como nas proposituras de emendas. É uma pessoa ideal para representar uma mudança de fato na política estadual”, assegurou.

Visita a feira da Aureny I

Pela manhã, o candidato a senador Paulo Mourão fez caminhada pela Feira da Aureny I, na Capital, onde cumprimentou eleitores e feirantes, ao lado do ex-prefeito de Palmas Raul Filho (PSD). Entre uma barraca e outra, Mourão ouviu as demandas e anseios dos feirantes que desejam a construção de uma nova política para Tocantins.