Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Edu Fortes O curso iniciou em junho passado e foi ministrado pelos técnicos do Senac, em parceria com a Sedes O curso iniciou em junho passado e foi ministrado pelos técnicos do Senac, em parceria com a Sedes

Mais de 100 alunas receberam o certificado de conclusão do curso de Corte e Costura, na tarde desta última terça-feira, 20, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Taquaruçu. O curso de Corte e Costura iniciou em junho passado, dividido em sete modalidades com cargas horárias diferentes, foi ministrado pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com  a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os alunos se dividiram nos segmentos de costureiro com 212 horas/aula, modelagem de roupas femininas, 40 horas, aperfeiçoamento e modelagem para uniformes, 40 horas, moda pet, 40 horas, costura e modelagem masculina, 40 horas, confecção de bolsas em tecidos, 40 horas, e confecção de saias alto padrão, 40 horas.  Paralelamente foram realizadas oficinas, com duração de oito horas, de customização de bolsa, camiseta, jeans e de porta sacolas.

Durante a certificação, a aluna Divina Maria Pinto declarou que já conhecia o Cras de longa data inclusive tendo participado de outros cursos. “Gostei muito de tudo que aprendi, agora pretendo evoluir e ganhar dinheiro. É importante que outras pessoas façam o mesmo, que venham conhecer e aproveitar tudo que é oferecido para a população de Taquaruçu”, disse.

A coordenadora do Cras Taquaruçu, Neuza Ferreira da Silva Nascimento, explicou que as turmas conciliaram mulheres de todas as idades que agora estão prontas para ingressar numa nova profissão. “Com essa conclusão de curso, o Cras  traz para essas pessoas novas oportunidades, uma vez que se trata de um distrito turístico, que atrai muitos visitantes. Elas terão condições de confeccionar bons produtos e gerar, além de emprego e renda, mais dignidade para sua família”, concluiu.

Na abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, destacou que Taquaruçu tem um cenário muito atípico, porque é uma localidade turística, com potencial comercial imenso, mas que as pessoas têm certa dificuldade para se capacitar, principalmente por conta da distância com a Capital. “O Cras desenvolveu um série de atividades, com vários cursos em modalidades distintas para oferecer oportunidade de trabalhar no local, na parte de hotelaria, bem como também de empreender com aquilo que pode ser diferente, que pode dar um plus no cenário do turismo, e o ramo das confecções tem se mostrado aquele que abre um leque maior de oportunidades”, declarou.

A técnica especializada do Senac Taquaralto, Fátima Cunha, ressaltou que a instituição trabalha com educação profissional e que só é possível chegar aos locais mais distantes por conta das parcerias realizadas, nesse caso, com o Cras. “Somente em 2018 trouxemos 10 cursos de qualificações e aperfeiçoamentos, com mais 200 matrículas e em 2019 tudo indica que essa parceria continue”, disse.

Empreendedorismo

Após a entrega dos certificados todos os alunos participaram da palestra promovida pela superintendente do Banco do Povo, Carmen Lúcia Bom, que garantiu que a entidade sempre apoia todos os tipos de empreendedorismo, lembrando que quando as pessoas se formam, normalmente, precisam de ajuda para iniciar um novo negócio.

Na palestra, Carmen Lúcia falou sobre o Banco do Povo e empreendedorismo, explicando o modo como o banco atua e de como as pessoas interessados podem recorrer a empréstimos. “De um modo geral, esse dinheiro é usado como capital de giro para todos os elementos que contribuam para seu negócio”, pontuou.

Já Valquíria Rezende destacou a importância de falar de empreendedorismo com a presença do Banco do Povo e da oportunidade real de cada pessoa fixar um pequeno negócio, e começar bem. “Estamos aqui para oferecer oportunidade de crescimento para quem não tem, e acredito que é isso que a gestão espera da gente, que provoquemos situações dignas, com muita condição e preparo para que as pessoas possam tomar conta da sua própria vida”, finalizou.

O final do evento contou ainda com um desfile de moda, realizado na área de lazer do Cras, com as peças confeccionadas durante o curso de Corte e costura e com apresentação musical do Projeto Veredas, com o professor Diego Britto.