Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Grupo organizou manifestação em frente à Assembleia

Grupo organizou manifestação em frente à Assembleia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Grupo organizou manifestação em frente à Assembleia Grupo organizou manifestação em frente à Assembleia

Os candidatos aprovados no concurso do Sistema penitenciário do Tocantins realizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa (AL) durante a posse dos deputados estaduais na manhã desta sexta-feira, 1, com o objetivo de chamar atenção dos políticos para a causa. Eles buscam nomeação e posse no concurso, já que a principal alegação do Executivo sempre foi a reestruturação do Estado e a votação do orçamento de 2019, previstos para o dia de hoje.

“Esperamos ter nossos direitos garantidos com, por isso recorremos a esta mobilização de hoje. Alguns de nossos colegas, também aprovados, passam por dificuldades financeiras, já que o curso, terminado há 4 meses, exigia dedicação exclusiva e a maioria não conseguiu recolocação em seus trabalhos”, disse o representante da comissão dos aprovados, Paulo Cesar de Souza Lopes.

O problema levou a comissão a realizar no início desta semana uma arrecadação de alimentos para os colegas que passam dificuldades.

Segundo a comissão, existe atualmente um déficit de servidores no sistema penitenciário, enquanto que os 354 aprovados que foram capacitados pelo governo não assumem os cargos.

Uma decisão judicial determina ao Estado a regularização que substitua todos os contratos temporários do Sistema Penitenciário por servidores efetivos. “Essa situação já foi repudiada inclusive pelo vice-governador, Wanderlei Barbosa quando era Deputado Estadual que firmou o compromisso com os aprovados. O governo criou uma comissão para solucionar os concursos paralisados e judicializados, com a votação do orçamento os trabalhos desta comissão já podem ser concluídos no sentido de posse e nomeação dos aprovados. Estamos apreensivos, mas otimistas”, disse o representante.