Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito

O plantio de mudas de árvores nativas nos arredores da nascente do córrego Sussuapara, em Palmas/TO, fez parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Água e da Floresta, comemorado em 22 de março. A atividade coordenada  pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA), envolveu técnicos, pesquisadores e alunos do Colégio da Policia Militar, sendo realizada na manhã desta quinta-feira, 21.  

O objetivo da iniciativa foi chamar a atenção quanto à importância da preservação das nascentes dos rios e córregos, não só em Palmas, como também em todas as regiões do Tocantins, além de conhecer a importância e as propriedades das espécies nativas e suas utilidades, tanto na geração de renda quanto na recuperação ambiental.

De acordo com o engenheiro florestal, do Ruraltins, Ricardo Haidar, esse trabalho não para,  pois faz parte do Projeto Restaura Tocantins, que visa a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de  mudas e sementes nativas do cerrado, com o envolvimento de muitas instituições.

“O plantio de mudas, em áreas de nascentes é uma ação continua que o Ruraltins vem realizando junto às comunidades rurais e urbanas, onde apresentamos os diversos tipos de sementes  e suas utilidades econômicas e ambientais, com demonstrações práticas e palestras sobre a recuperação de áreas degradadas. Nosso público são produtores rurais, estudantes, técnicos, assentados, comunidades tradicionais, dentre outros”, ressaltou.

O estudante, Ammon Eduardo Ribeiro, aprovou a ideia do plantio que, segundo ele, contribui muito para a educação ambiental.

“É um ato muito importante, pois é uma forma de conhecermos todo potencial das plantas e o quanto elas são uteis para melhorar  o ar da cidade, evitar o desmatamento, impedir queimadas e preservar as nascentes, como essa no Sussuapara, córrego que abastece Palmas, conforme explicou o engenheiro”, frisou.

A presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Meire Carreira, presente no evento, destacou o momento.

“Nós temos grande interesse de estarmos juntos em iniciativas como essa, que mostram na prática o que pode ser feito em termos de preservação.  Aqui, por exemplo, é uma área de fácil acesso para a comunidade escolar e produtores rurais, que pode servir como laboratório. Acredito que possamos avançar no sentido de restaurar também as nossas florestas urbanas e melhorar,  através do plantio,  a qualidade de vida da população e o nosso clima”, frisou.

Projeto Restaura - TO

Com foco na restauração ecológica-econômica em áreas degradadas e alteradas no Tocantins, por meio do uso racional da flora e da cobertura de vegetação nativa, o projeto denominado Restaura-TO vem desenvolvendo atividades desde 2017, pelo Ruraltins, em conjunto com diversas instituições.

O recurso estimado para execução das metas propostas no plano de trabalho do projeto Restaura-TO, gira em torno de R$ 900 mil. Esse recurso possibilita a ampliação das atividades que beneficiarão aproximadamente 20 hectares de áreas degradadas ou alteradas, como também, a ampliação do banco de germoplasma, que já conta com mais de 500 mil sementes de 60 espécies arbóreas, instalação, manutenção e monitoramento de 20 Módulos demonstrativos de Restauração (MDR), além da capacitação de produtores e técnicos, por meio de cursos de produção de mudas, plantio e manutenção das áreas e monitoramento das ações. A proposta prevê ainda a aquisição de bens e equipamentos  que fortalecerão as ações de assistência técnica e extensão rural, na região central do Estado.