Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Cerca de 200 pessoas de diferentes idades acordaram cedo na manhã deste último domingo, 23 de junho, para participar da segunda edição da Pedalada Cultural Cooperativista. O evento realizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) uniu a prática esportiva, lazer e história, e atraiu dezenas de pessoas que, em suas bicicletas, percorreram os principais pontos históricos e turísticos de Pedro Afonso.

A saída da Praça Coronel Lysias Rodrigues, onde foi servido um café da manhã e realizado alongamento com o professor de educação física Ney Bezerra.

Durante o passeio, os ciclistas passaram por alguns dos locais mais populares de Pedro Afonso, como o antigo Porto da Balsa do rio Tocantins, a Rua Barão do Rio Branco (a primeira de Pedro Afonso), Câmara Municipal, Bancrévea Clube, Igreja Batista, Tiro de Guerra 1100-4, Igreja Matriz São Pedro, Museu Histórico de Pedro Afonso, Rua Anhanguera, Praça Ecológica Pedro Pinheiro, Passarela Modesto e Rosária Sales, Igreja Santo Afonso, Praça Antônio de Sousa Aguiar e Praça Ecológica IFTO.

A II Pedalada Cultural Cooperativista foi encerrada na sede da Coapa com sorteio de vários brindes.

Conhecendo Pedro Afonso

Os estudantes Dael Walisson Abreu e Alessandro Gomes, de 15 e 16 anos, respectivamente, souberam do evento pela internet, se inscreveram e destacaram a importância de conhecer a história do município. “É bom, pois muitas vezes passamos pelas ruas e lugares e não conhecíamos a sua história. Tipo, a Igreja Batista ser a primeira igreja evangélica de Pedro Afonso”, revelou Dael. “É uma forma de ter mais conhecimento, por mais que more aqui há muito tempo você não conhece toda a história”, completou Alessandro, que reside em Pedro Afonso há oito anos.

O policial militar da reserva Rangel Lima Barbosa, morador da cidade de Bom Jesus do Tocantins, participou da pedalada pela primeira vez e pretende voltar nas próximas edições. “Além de ser um espaço de rever os amigos e de conhecer novas pessoas é um evento para apreciar a bonita história de Pedro Afonso”, elogiou.

O gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Vitor Rosalino frisou a satisfação de participar da pedalada pelo segundo ano consecutivo. “Pra nós é um prazer, estamos fomentando o esporte, o lazer, esse encontro de família. Ver os moradores lhe recebendo de manhã cedo, abrindo suas portas para acompanhar a pedalada. Isso é o espírito cooperativista”, afirmou.

Já a presidente da Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (Coed), Gleide Américo de Azevedo, parabenizou a Coapa  por  levar famílias inteiras numa manhã de domingo para conhecer a história da cidade.

Representante da diretoria da Coapa, o conselheiro Luiz Gilberto Ramos frisou a participação da comunidade e a tradição do evento.  “É muito bonita uma ação que incentiva o esporte e a cultura local. Além disso, a Coapa e as outras cooperativas da cidade desempenham o seu papel de integrar-se a comunidade. Esse é um evento já tradicional na cooperativa”, ressaltou.

Apoio

A II Pedalada Cultural Cooperativista teve apoio do Sescoop/TO, 3º Batalhão da Polícia  Militar e da Secretaria Municipal da Saúde.