Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O vereador Tiago Andrino cobrou a realização do certame da Guarda Metropolitana de Palmas

O vereador Tiago Andrino cobrou a realização do certame da Guarda Metropolitana de Palmas Foto: Aline Batista/CM Palmas

Foto: Aline Batista/CM Palmas O vereador Tiago Andrino cobrou a realização do certame da Guarda Metropolitana de Palmas O vereador Tiago Andrino cobrou a realização do certame da Guarda Metropolitana de Palmas

O vereador Tiago Andrino (PSB) cobrou a realização do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas nesta quarta-feira, 16. Andrino lembrou que o recurso para que o concurso seja feito foi aprovado pela Câmara Municipal e colocado no orçamento para este ano. “Tinha que ser dada uma satisfação este ano para este concurso público tão importante”, cobrou Andrino.

No mês passado a secretária municipal de segurança e mobilidade urbana de Palmas, Denise Marcela Gomes, reuniu-se com os membros da Comissão Especial instituída para acompanhar o concurso da Guarda Metropolitana Municipal. Especulou-se que a banca examinadora fosse divulgada na ocasião, já que as propostas haviam sido apresentadas ainda em agosto, mas isso não ocorreu.

Segurança

O assunto do concurso da Guarda também suscitou outro debate, o fato de que, segundo Tiago Andrino, 10 guardas metropolitanos serem destacados para fazer a segurança pessoal da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). "Existem mobilizados mais de 10 guardas para cuidar da guarda da prefeita. Eu estive com 4 guardas metropolitanos e eles me disseram realmente que a prefeita tem mais de 10 guardas à disposição dela”, criticou.

O vereador Major Negreiros (PSB), do mesmo partido de Andrino, foi quem saiu na defesa da prefeita. O vereador alegou que todos os chefes de poderes têm policiais à disposição para fazer segurança. “Quem deveria fazer a guarda da prefeita? No Palácio Araguaia tem mais de 50 policiais, Assembleia tem, Tribunal de contas também, até a Câmara Municipal tem”, questionou.

Milton Neris (PP) sugeriu que o Legislativo aprovasse projeto de lei criando cargos específicos para contratação de seguranças para a prefeita. “Minha sugestão é criar cargos para ela [Cinthia Ribeiro] ter a segurança que tem que ter. Eu acho que ela tem que ter segurança, mas para a economia do município seria muito mais barato votarmos os cargos de segurança que ela precisa”, defendeu.

Por fim, Andrino disse que vai protocolizar requerimento pedindo apoio dos demais vereadores para cobrar da prefeitura um prazo para a realização do concurso da Guarda Metropolitana e a disponibilidade de guardas à disposição da segurança pessoal da prefeita.

A reportagem do Conexão Tocantins questionou a Prefeitura de Palmas sobre o concurso e a segurança da chefe do Executivo, e aguarda resposta.