Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três candidatos compareceram nesta última sexta-feira, 8, ao Cartório Eleitoral de Miracema do Tocantins, sede da 5ª ZE, para solicitar o registro de candidaturas para concorrerem aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Lajeado. Os três candidatos são Antônio Luiz Bandeira Júnior, Tércio Dias Melquíades Neto e Antônio Alves.

Os pedidos foram entregues em meio magnético gerado pelo Sistema de Registro de Candidaturas, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.

Conforme o calendário eleitoral, o prazo para as impugnações é de cinco dias após a publicação do edital, conforme Lei nº 4.737/65, art. 97 e Lei Complementar nº 64/90, art. 3º.

A votação será no dia 1º de dezembro e os eleitos serão diplomados até o dia 16 de dezembro.

Entenda

O Plenário Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins cassou durante julgamento da Ação de investigação Judicial Eleitoral (AIJE), os mandatos do prefeito Tércio Dias Melquíades Neto e seu vice, Gilberto Borges, determinando novas eleições.

A ação foi promovida pelo segundo colocado nas eleições de Lajeado de 2016, Antônio Luiz Bandeira Júnior, em que apurava abuso de poder político e compra de votos, uma vez que, segundo a AIJE, a ex-prefeita, Márcia da Costa Reis Carvalho, que exercia seu segundo mandato consecutivo, iniciou um loteamento irregular (aproximadamente 250 terrenos), com o único objetivo de distribuir a eleitores de forma indiscriminada, sem critérios sociais e desprovido qualquer legislação específica autorizadora, com a única finalidade de beneficiar eleitoralmente o prefeito eleito Tercio Melquiades e candidatos e vereadores.

Assim, após a votação por 6x1, o TRE cassou o mandato de Tércio Melquiades e o vice, determinando novas eleições.