Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Thaise Marques Foi assinado um termo de cooperação técnica para sala de apoio aos advogados Foi assinado um termo de cooperação técnica para sala de apoio aos advogados

Para auxiliar nas atividades desenvolvidas por advogados que representam os consumidores e fornecedores, nesta quinta-feira, 21, foi inaugurada na sede do Procon Tocantins, em Palmas, a sala a Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Tocantins. Esta é a segunda sala com funcionamento dentro do Procon no Brasil. A primeira foi inaugurada em Brasília(DF) no Procon/DF.

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, no qual ficou acordado o atendimento específico para aos advogados que necessite realizar carga de processos administrativos, cópias, digitalização ou vista dos autos. 

O secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, falou da estrutura que será oferecida e da maior agilidade na solução das demandas. “A sala está equipada com móveis, scanner, impressora e computador, que permitirá aos advogados será maior eficácia na resolução dos conflitos, seja em defesa do consumidor ou fornecedor”, afirmou o gestor.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacou que esta foi uma demanda apresentada pela OAB e ressaltou a importância da parceria. “É um momento histórico para o Procon Tocantins e, principalmente, para o consumidor. Nosso intuito é melhorar a prestação de serviços, possibilitando acesso aos processos administrativos do Procon Tocantins”, afirmou Viana.

Ainda na oportunidade, o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, agradeceu a disponibilidade do órgão de Defesa do Consumidor no desenvolvimento do trabalho dos advogados. “Estamos sempre buscando por iniciativas para a valorização da profissão do advogado, aproximando mais da sociedade, do consumidor e do fornecedor”, garantiu Pitaluga.

Estiveram presentes procuradores gerais do Estado do Tocantins, representantes do Conselho Estadual do Consumidor, Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (Caato), e da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes).

Suspensão de prazos

Foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 20, a Portaria nº 008/2019 suspende a partir do próximo dia 20 de dezembro, os prazos processuais e as audiências de conciliação em todos os Núcleos de Atendimento do Procon Tocantins.

 A suspensão dos prazos atende um pedido da OAB, durante o recesso forense que vai do dia 20 de dezembro ao dia 20 de janeiro. As audiências agendadas neste período serão remarcadas e as partes notificadas da nova data.

É válido ressaltar que o recesso não importará na suspensão ou paralisação dos serviços oferecidos pelo Procon Tocantins. Os demais setores funcionarão normalmente, como fiscalização, atendimento, educação para o consumo e serviços jurídicos do órgão.