Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O programa Mesa Brasil Sesc, finalizou o ano de 2019 entregando 920.000 kg de alimentos no Tocantins. As ações aconteceram ao longo do ano nas Unidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, municípios onde tem sede do Mesa Brasil Sesc e ainda envolveu cerca de 20 cidades vizinhas a estas localidades.

De acordo com Any Mendonça, coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Tocantins, os principais gargalos de 2019 foram “o término da parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que representou menos 44 mil quilos de alimentos; o doador principal de melancia que não teve plantio, resultando em menos 60 mil quilos de melancia em relação a 2018; e a não parceria com a Feira Agropecuária de Araguaína, a Expoara Araguaína, que resultou em menos 20 mil quilos de alimentos”, destacou.

Ainda de acordo com a coordenadora, em 2019, da quantidade total distribuída, ou seja, 920  mil de quilos de alimentos, foram distribuídos diariamente mais de 3.500 mil quilos de alimentos; 15.000 mil unidades distribuídas de produtos diversos, como produtos de higiene pessoal e de limpeza; 875 famílias atendidas por dia; 79 doadores sistemáticos; 21 novos doadores; 163 entidades beneficentes atendidas pelo Mesa Brasil Sesc, compostas por creches, asilos, igrejas, associações, entre outras; e 16 novas entidades sociais cadastradas no programa.

Entre as ações que merecem destaque em 2019 estão a parceria com o Futebol Solidário, que em sua 4ª edição foram 15 toneladas obtidas na realização da partida de futebol. O jogo, que contou com um elenco de estrelas brasileiras, entre artistas, jogadores e políticos, aconteceu no dia 17 de agosto, no Estádio Nilton Santos, em Palmas. A entrada consistiu na troca de 3 kg de alimentos não perecíveis por um ingresso.

Outra ação destaque foi o recorde de mais de 14 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados em Gurupi, em mais um ano de parceria entre o Mesa Brasil Sesc e o Projeto Cidadão Universitário, o trote solidário da Universidade de Gurupi (UnirG), finalizado em abril e mais 11 toneladas de alimentos distribuídos em outubro depois da segunda edição do trote.

A parceria entre o Mesa Brasil Sesc e o Colégio Olimpo, em Palmas, resultou na entrega de 13 mil quilos de alimentos e 1.000 unidades de produtos de higiene pessoal arrecadados na tradicional gincana realizada em outubro pelos alunos do Colégio.

O Sesc destaca ainda a parceria do programa com a rede de lanchonetes Subway, com a entrega de mais de 1.500 litros de leite a crianças e idosos de instituições assistenciais cadastradas no Programa, fruto da ação Dia Nacional do Sanduíche de final de ano de 2018, e o crescimento de 13% dessa ação em 2019, resultando em 1.948 litros de leite para distribuição no Tocantins no início de 2020.

Nos eventos sistemáticos, ou seja, que acontecem regularmente durante o ano todo, foram 4.310 quilos de alimentos arrecadados pelo Sebrae Tocantins, 400 quilos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), e 1.698 quilos de alimentos arrecadados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO). Todas essas arrecadações foram obtidas nas ações de capacitação desses órgãos.

Ações educativas

Segundo o Sesc, o programa vai além da distribuição de alimentos, desenvolvendo ações educativas com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas. Para isso, promove anualmente diversas atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários, instituições e doadores. Em 2019 foram realizadas pelo Programa 69 ações educativas e foram 2.516 multiplicadores envolvidos.

Previsão para 2020

A coordenadora informou ainda que para esse ano de 2020 o objetivo maior é fortalecer as ações socioeducativas do Programa. “Com base nas experiências bem sucedidas em 2019, temos como principal meta para este ano fortalecer as ações socioeducativas para os gestores das entidades sociais, como também fidelizar os nossos parceiros por meio das ações de responsabilidade social com o apoio da comunidade local. E esperamos alcançar a quantidade de mais de um milhão de quilos de alimentos a serem distribuídos durante esse ano que se inicia”, finalizou Any Mendonça.

A equipe de pessoal do Mesa Brasil Sesc no Tocantins conta com o total de 14 colaboradores, sendo: uma coordenadora em Palmas; duas supervisoras, em Araguaína e Gurupi; um administrativo; um assistente social; seis serviços gerais; e três motoristas. Todo o restante do serviço é feito pelos voluntários.

Mesa Brasil Sesc

Programa do Sesc Nacional, o Mesa Brasil busca diminuir a fome no País. Sua missão é fazer com que os produtos e doações cheguem gratuitamente ao maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Sob o tema “pegar alimento onde sobra e levar aonde falta”, o Mesa Brasil Sesc atua por meio de parcerias com supermercados, atacadistas e doadores, distribuindo os alimentos recebidos junto às instituições beneficentes parceiras do Programa, estas que fazem a entrega final dos mesmos junto às famílias nelas cadastradas. Implantado há 16 anos no Tocantins, o Programa possui unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi.