Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta terça-feira,7 de abril, busca conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. Para o vereador de Palmas/TO, Lúcio Campelo, no atual cenário de epidemia precisa-se reforçar ainda mais os cuidados, inclusive com a saúde mental. “Quando falamos em saúde, não tratamos apenas da saúde física, mas também da mental. Saúde é um conjunto”, analisa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Campelo defende que estar bem mentalmente é fundamental para alcançar um equilíbrio. O vereador é autor do projeto ‘Janeiro Branco’, já aprovado e sancionado, que busca implantar em Palmas campanha e ações voltadas para a saúde mental.

O Projeto do vereador propõe a realização de ações educativas, palestras, seminários e cursos. Entre os objetivos principais, estão: esclarecer sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio; ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprossionais para a realização de atendimentos, cursos e palestras junto à comunidade.

Doação de Sangue 

Sensibilizado com a baixa nos estoques em todas as unidades de coletas do Estado, Lúcio reforça apelo da Hemorrede Tocantins para que a população retome as doações de sangue.

As informações divulgadas em portais dão conta que os doadores de sangue sumiram e pacientes com câncer, acidentados, cirúrgicos, enfermos em geral, necessitam de doações.

A Hemorrede orienta que os profissionais das unidades utilizam os equipamentos de proteção individuais e seguem os protocolos do Ministério da Saúde para evitar a contaminação por coronavírus. Também informa que estão sendo feitos agendamentos prévios do horário de doação, para evitar aglomerações.

Em Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Augustinópolis a doação pode ser agendada por telefone.