Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Bombeiros militares da Capital passarão por vacinação contra a H1N1 nesta segunda-feira, 20. A ação acontecerá na sede do 1° BPM das 8h às 12h e deverá alcançar mais de 100 servidores. Os bombeiros do interior já estão sendo vacinados nos postos municipais.

O trabalho será comandado por três bombeiros militares e dois policiais militares, integrantes das seções de saúde das respectivas corporações, e atenderão numa estrutura montada na frente do 1º BBM.

O fluxo da vacinação será no esquema drive thru. De acordo com o tenente-coronel Luciano Nakano Junqueira, coordenador da Saúde e Assistência Social do CBMTO, cada atendimento com a aplicação deverá demorar em torno de três minutos. “Essa vacina é muito importante, pois os bombeiros militares são linha de frente para os atendimentos de urgência e emergência.São os primeiros a chegar no local e a prestar os primeiros socorros. Não tem como saber se as pessoas atendidas estão com algum tipo de doença transmissível pelo ar ou contato”, explicou o tenente-coronel.

Prevenção

A melhor forma de prevenir é recebendo a vacina contra a gripe H1N1. Porém, cuidados de higiene também são importantes, como:

• Lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel com frequência

• Evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies

• Não compartilhar objetos de uso pessoal

• Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar

• Evitar locais fechados e com muitas pessoas presentes

• Evitar beber água em bebedouros públicos. Utilize copo ou garrafa plástica de uso pessoal.