Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma operação que envolveu a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Vigilância Sanitária (Visa) de Itacajá resultou nesta última quarta-feira, 30, na apreensão 395 quilos de carnes provenientes de abate clandestino. 

O material encontrado nos açougues foi descartado no aterro sanitário por ser considerado impróprio para o consumo e os comerciantes foram autuados pela Visa. A ação contou ainda com o apoio Polícia Militar.

O inspetor de defesa agropecuária da agência, Ricardo Matarazzo, explicou que a ação liderada pela Visa percorreu quatro estabelecimentos e, em dois, foram encontrados a carne sem origem comprovada e fora dos padrões higiênico-sanitários exigidos. “O abate clandestino, além de ser proibido, produz alimentos com alto risco de contaminação, já que não foram inspecionados, bem como, não priorizam o bem-estar animal, determinado na indústria”, disse.

A Adapec tem se colocado à disposição da população e das instituições para atender as demandas de denúncias, por meio do 0800 63 11 22, e também das atividades de apoio ao combate de abate clandestino.