Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, recebeu nesta sexta-feira, 14, a visita de uma comissão de técnicos para auditoria visando adesão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-TO).

Os técnicos ficaram dois dias em Gurupi. “O nosso objetivo é fazer a avaliação do Serviço de Inspeção Municipal para adesão ao Susaf, que possibilitaria às empresas cadastradas no SIM comercializar para o estado inteiro. E o primeiro passo é verificar o Serviço de Inspeção Municipal e como ele procede”, afirmou Ricardo Matarazzo, integrante da Câmara Técnica do Susaf e inspetor de defesa agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec).

Também integram a Câmara Técnica do Susaf a engenheira de alimentos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Gabriela Barros, e a engenheira de alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Kênia Lellis.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, destacou que a inclusão de Gurupi no Susaf é um passo muito importante para o desenvolvimento das atividades das agroindústrias da cidade, principalmente as de pequeno porte. “As atividades de produção rural que estão incluídas no SIM, com a adesão ao Susaf poderão comercializar seus produtos aos 139 municípios do Estado. Isso é um avanço porque você abre espaço para o crescimento de muitas empresas na área de produtos lácteos, de carnes, principalmente suínas, fábricas de embutidos e assim por diante”, frisou o secretário.

De acordo com o médico veterinário e inspetor sanitário municipal, Douglas Henrique Morais, Gurupi está em processo de avaliação documental para poder aderir ao Susaf e que, após as auditorias da Câmara Técnica, a expectativa é que o município assine o termo de adesão ao Susaf ainda neste ano.

Susaf-TO

O Susaf é destinado à agroindústria familiar, artesanal e de pequeno porte. Como por exemplo, fábricas que processam até 3000 litros de leite por dia, 1000 ovos/dia, 1000 kg de carne/dia, dentre outros produtos. O programa opera na esfera estadual, ou seja, somente pode ser realizada a comercialização entre os 139 municípios do Estado do Tocantins.

Critérios para adesão

A adesão ao Susaf-TO é feita via prefeitura municipal por meio de seu Serviço de Inspeção Municipal. O município interessado precisa encaminhar a solicitação com uma lista de documentos comprobatórios para a Seagro que irá acolher o pedido e despachar com o Conselho Gestor e a Câmara Técnica. Após o despacho da documentação, uma auditoria é agendada e executada.

Uma vez atendidos todos os requisitos exigidos tanto o município quanto as agroindústrias são certificados e, a partir deste momento a agroindústria recebe um selo com uma numeração sequencial que lhe confere o direito de realizar a comercialização entre municípios. O que na prática representa um ganho comercial para o produtor pelo alargamento do mercado consumidor.