Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Sequência de imagens mostra condições precárias do ginásio de esportes sob a gestão do Governo do Estado Sequência de imagens mostra condições precárias do ginásio de esportes sob a gestão do Governo do Estado

A comunidade de Itacajá/TO, a cerca de 279 km de Palmas, continua sem uma das poucas opções de lazer da cidade. É que o Ginásio de Esportes José Aarão Porto, o único da localidade, está em condições precárias e sem condições de uso.

Moradores de Itacajá enviaram à redação do Conexão Tocantins imagens atuais da estrutura que mostram a cobertura do ginásio completamente destruído. Paredes também estão comprometidas e as ferragens que compõem a estrutura estão totalmente corroídas pela ferrugem.

O ginásio está tomado por poças de água parada da chuva. Sem manutenção, reforma e vigilância, redes, traves e outros equipamentos de prática esportiva não existem mais ou foram furtados do local.

O ginásio de esportes de Itacajá foi inaugurado há 14 anos e desde então nunca passou por reforma. Desde 2017, quando a estrutura já apresentava problemas e sinais de deterioração, a comunidade já vem cobrando a reforma e manutenção do espaço público, o que nunca aconteceu.

Responsabilidade

O ginásio está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) do Governo do Tocantins. Por meio de nota, a pasta informou à reportagem que um processo licitatório foi realizado ainda em 2018 para a reforma do ginásio de esportes de Itacajá. Contudo, a empresa teria solicitado uma atualização de valores antes de iniciar as obras, o que teria inviabilizado o início das obras dentro daquela licitação, segundo a Seduc.

A secretaria informou ainda que um novo processo licitatório será realizado, com novos valores, para que as obras de reforma do ginásio sejam iniciadas. No entanto, a Seduc não informou quando tal licitação será aberta e nem quando o ginásio será finalmente entregue reformado à comunidade.

Confira aqui o que já foi falado sobre o ginásio