Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pelo secretário-executivo, Servilho Silva de Paiva, e pela delegada-geral da Polícia Civil, participou nesta terça-feira, 26, da solenidade de inauguração da sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, em Palmas. Tendo como anfitrião, o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, a inauguração contou com a presença do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e de autoridades de Estado, da Polícia Militar e Polícia Civil.

O secretário-executivo, Servilho Silva de Paiva, destacou a relevância da unidade de elite da PM e ressaltou a importância estratégica dela, uma vez que o Tocantins está localizado no centro do País. “Por sua posição estratégica em relação aos estados do norte e sul do País, além da proximidades com países produtores e exportadores de drogas, do contrabando de armas que passam pelas rodovias que contam o Estado, dentre outros delitos, destacamos que o fortalecimento de forças especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), os chamados caveiras, em atuação integrada com os demais entes da Segurança Pública, são de extrema relevância para a segurança do povo tocantinense”, pontuou.

A delega-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, por sua vez, ressaltou a importância do BOPE e destacou o trabalho integrado da Polícia Civil e Polícia Militar. “Essa unidade agregará mais efetividade nas ações e operações realizadas pelas forças de segurança”, pontou Raimunda Bezerra.

O Bope é uma unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências de alta complexidade, no gerenciamento de crise na capacitação da tropa da PM e de outras forças de segurança. O Grupo também realiza ações antibombas, anti e contra terror, ocupação de pontos sensíveis e críticos para restauração da ordem, gerenciamento de crises envolvendo reféns, intervenções em estabelecimentos prisionais e operações de combate ao crime organizado.