Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após a suspensão do circuito anual de exposições, o 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras será realizado de 27 a 31 de outubro, em Brasília. O Tocantins estará representado por quatro artistas individuais e quatro associações. A seleção foi realizada pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio do Edital de Chamamento Público 02/2021, seguindo as diretrizes da Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação.

Na categoria Artesão Individual, o Estado contará com Edina Martins Borges, de Xambioá, com biojoias em madeira, sementes e resina; José Uriawa Karajá, de Lagoa da Confusão, com arte indígena em madeira, fibras e cabaça; Márcio Bello, de Porto Nacional, com instrumentos percussivos e outras peças em madeira, pele animal, casca de árvore e cerâmica, e Josias de Souza Menezes, com peças talhadas em madeira.

Na categoria Entidade Representativa, estarão presentes o Centro Cultural Kájre (Goiatins), com arte indígena em sementes, cabaça, casca vegetal, fruto e madeira; Associação Dourada (Novo Jardim), com capim dourado e fibras; Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado, com peças em cerâmica e talo de buriti, e Associação Dianopolina de Artesãos (Dianópolis), também com capim dourado, sementes e fibra.

A Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte rodoviário das mercadorias e dos artesãos. Já despesas referentes a hospedagem, alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O grupo será acompanhado por um técnico da Pasta.

“Mais uma vez, o Estado do Tocantins será muito bem representado por artesãos que representam nossa arte tradicional, com matérias-primas que se tornaram reconhecidas graças a eventos como este”, disse o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembrando o empenho do governador Mauro Carlesse em autorizar a viagem, que seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19.