Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lukas Rhyere/Secom-TO

Foto: Lukas Rhyere/Secom-TO

O artesanato tocantinense chega a mais uma edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), um dos principais espaços para promoção da cultura e da arte popular brasileira, que acontece em Fortaleza (CE). Artesãos iniciaram nessa terça-feira, 26, um novo período de exposição e vendas de peças produzidas em diversas tipologias. 

Onze profissionais foram selecionados através de um edital divulgado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), no mês de julho. Essa é a segunda vez que o Tocantins participa do evento, uma oportunidade viabilizada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A jornada dos artesãos se iniciou no dia 22 de setembro, quando saíram de Palmas, às 5h da manhã, rumo à capital cearense. A chegada aconteceu no dia 24, após dois dias de viagem, e já no dia 25 se deu a montagem do espaço dedicado ao Estado. Em 2022, o total apurado em vendas pelos artesãos do Tocantins chegou a R$ 95.793,00 e a expectativa para 2023 é ainda maior, já que a edição trouxe novidades.

Rodada de negócios 

Cinco artesãos tocantinenses, dentre os 11 eleitos por meio de edital, foram selecionados pela curadoria da Fenacce para participação no “Projeto Comprador”, uma ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), que promove o contato dos artistas com grandes compradores em uma rodada de negócios durante a feira. A iniciativa também conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do PAB. 

Núbia Cursino é servidora da Secult e coordenadora estadual do PAB, e todos os anos ela acompanha os artesãos tocantinenses em feiras pelo Brasil. Contente, ela explica que a participação do Tocantins na rodada de negócios demonstra a força do artesanato tocantinense, já que além de expor o trabalho de 11 artesãos individuais e entidades representativas, o Estado teve diversos profissionais selecionados para o projeto. 

De Fortaleza, ela fala satisfeita: "o estande do Tocantins está lindo. O espaço é grande e possibilita que as peças sejam bem distribuídas e que a gente possa fazer uma decoração bem bonita para os visitantes”, disse. 

Espaço para mestre-artesão 

Outra novidade da edição foi o espaço para mestre-artesão, ofertado pela Coordenação Estadual do Artesanato do Ceará. Selecionada para ocupar um espaço individual na chamada “Ala dos Mestres” da feira, a artesã Shirlene Sikwatkadi de Brito Xerente, que participa da Fenacce pela primeira vez, demonstrou empolgação com sua estreia. 

“Quero agradecer pela oportunidade. Estou muito orgulhosa em poder participar como mestre e representar o nosso Tocantins em Fortaleza. Para mim é uma honra poder participar e levar o nosso artesanato, a nossa cultura”, contou.  

Fenacce

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura reúne artesãos de diversas partes do Brasil. Além do artesanato cearense, o evento possibilita a participação de outros estados, uma ação que acontece através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico e social dos artesãos. Em 2023, a Fenacce chega a sua 5ª edição. 

(Foto: Lukas Rhyere/Secom-TO)