Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Uma das apostas dos estados do Tocantins e Goiás para fortalecer o turismo e atrair viajantes para descobrir uma das regiões mais exóticas e belas para do Brasil, é a criação da Rota 010 integrando as regiões das Serras Gerais, Jalapão e Chapada dos Veadeiros. Foi realizada na última segunda-feira, 25, uma reunião para discutir a criação da Rota 010. O novo roteiro será integrado através dos municípios de Paranã (TO) e Cavalcante (GO).

A reunião contou com a presença de técnicos da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc); do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; do prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia; além da deputada Claudia Lélis; empresário do trade turísticos, vereadores e secretários municipais.

Durante o encontro, que destacou o potencial turístico das regiões e as possíveis rotas e destinos a serem experimentados pelos turistas, a superintendente do desenvolvimento do turismo, Maria Antônia Valadares, mencionou a determinação do presidente Jairo Mariano para elaboração de ações que visam solidificar o turismo na região das Serras Gerais. “A criação desta rota é excelente, pois soma a atratividade dos destinos já consolidados, como Jalapão e Chapada dos Veadeiros, com um destino novo que são as Serras Gerais. A integração atrairá novos turistas e aumentará a estadia dos viajantes, diversificando a sua experiência”, frisou.

A superintendente também anunciou a realização do processo de inventariação turística do município de Paranã. “É uma demanda do presidente Jairo Mariano, que dará o pontapé inicial nas ações de melhoria do turismo nas cidades que serão contempladas pela Rota 010”, completou.

Para Fabrício Amaral, a parceria entre os dois Estados pode levar oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico para a região da Chapada dos Veadeiros. “Nossa ideia é criar um dos melhores roteiros de turismo de natureza do país”, afirmou.

Com propostas de elaborar ações e projetos em parceria que permitam o desenvolvimento da infraestrutura turísticas nas duas regiões, um termo de cooperação técnica será assinado pelos governadores de ambos os estados, constituindo a integração entre as Serras Gerais (TO) e a Chapada dos Veadeiros (GO). A data para assinatura do documento ainda será divulgada.