Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

O Hospital Geral de Palmas (HGP), dispõe de um Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi), que atua 24 horas em regime de urgência e emergência. Em média cerca de 100 atendimentos são realizados por mês no serviço.

“Aqui no HGP realizamos o primeiro atendimento e o acompanhamento ambulatorial, pela equipe multiprofissional constituída por médico, psicólogo, assistente social, enfermeira, terapia ocupacional e o farmacêutico, com funcionamento 24 horas em regime de urgência e emergência. Sendo referência no atendimento às crianças de ambos os sexos, na faixa etária de zero até 11 anos, 11 meses e 29 dias, em situação de violação de direitos em decorrência de violência física, psicológica, sexual e negligência, crônicas e/ou agudas”,  informou a responsável pelo serviço Camila Coelho Bittar.

A unidade hospitalar, considerada “porta aberta”, recebe pacientes  encaminhados do Instituto Médico Legal (IML), da delegacia, da escola, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Conselho Tutelar.

“O HGP conta com uma equipe multiprofissional capacitada que dá suporte aos pacientes que chegam à unidade, em situação de violência, e o quanto é necessário e primordial um atendimento qualificado à criança neste momento delicado”, destacou o  diretor geral do HGP, Leonardo Toledo.

Orientações aos responsáveis

Observar a mudança de comportamento da criança, emocionais, o desempenho escolar, se voltou a ter regressões no que tange ao comportamento ou falta de motivação.