Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Surgida a partir da exploração de uma mina de diamantes, a cidade de Palmeirante é considerada preciosidade para 6.234 habitantes

Surgida a partir da exploração de uma mina de diamantes, a cidade de Palmeirante é considerada preciosidade para 6.234 habitantes Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante

Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante Surgida a partir da exploração de uma mina de diamantes, a cidade de Palmeirante é considerada preciosidade para 6.234 habitantes Surgida a partir da exploração de uma mina de diamantes, a cidade de Palmeirante é considerada preciosidade para 6.234 habitantes

A cidade de Palmeirante do Tocantins completa 30 anos neste domingo, 20, e para celebrar a data, a gestão do prefeito Raimundinho Brandão preparou programação diversificada, com show gospel, campeonatos de futebol masculino e feminino, futvôlei e vôlei, dia de embelezamento das mulheres e homens, almoço e o tão aguardado pelos moradores ‘corte do bolo de 30 metros’. “Palmeirante está crescendo. São 30 anos de muitas histórias, lutas, sonhos realizados e desenvolvimento. Cidade de um povo guerreiro, persistente, que ama sua terra e que têm o compromisso de fazer desse lugar cada vez melhor e melhor pra se viver”, afirma o gestor. 

A abertura oficial da programação de aniversário aconteceu na sexta-feira, 18, e segue até o domingo, 20. Neste domingo, a partir das 8 horas, haverá Momento Cívico de Hasteamento das Bandeiras e pronunciamento das autoridades da cidade, estadual e federal. Também está prevista na programação Corrida de Pedestre e de Ciclismo. A partir das 12 horas, haverá almoço no Centro de Convivência do Idoso. Às 14h30 o tão esperado Corte do Bolo de 30 metros, no Estádio Beira Rio. Já às 15 horas, será a vez da final de futebol Masculino (Uniãox Pharma) e às 18h40, Campeonato de Futsal Masculino e Feminino na Quadra Poliesportiva da Praia das Palmeiras. 

Preciosidade aos Moradores

Surgido a partir da exploração de uma mina de diamantes, o município é considerado preciosidade para 6.234 habitantes. Lugar acolhedor e com simbolismo religioso, abriga a Capela Nossa Senhora das Dores, construída ainda em 1943, considerada Patrimônio Cultural da cidade. Tradicionais, a Festa de São José e de Nossa Senhora de Nazaré reforçam a manifestação da fé popular em Palmeirante. 

A Capela Nossa Senhora das Dores passou por recente reforma (Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante).

Rico em Águas

O município é rico em águas. Localizado às margens do Rio Pau Seco, conta com a Praia das Palmeiras – umas das atrações turísticas mais frequentadas da cidade, principalmente em julho. Também conta com o Rio Pombas, que com suas águas tranquilas aflora recordações da infância em muitos moradores e permite bons encontros familiares. 

  (Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante).

Ações da Gestão

Desde que assumiu a gestão de Palmeirante, o prefeito Raimundinho Brandão une esforços na busca pelo atendimento das demandas dos moradores. “Estamos pensando no futuro e executando ações agora. Ações em educação, saúde, infraestrutura e agricultura, com mais de 700 agricultores beneficiados nas regiões de Cicilândia, Apinagé, Mangueira, Califórnia, e Rolina com roças comunitárias e cacimbas para a criação de peixes, melhorando a economia da nossa cidade”, frisa o gestor Raimundinho. 

Com a instalação do Terminal Porto Seco no município, gerido pela VLI, e a expansão de área plantada de grãos, grandes empresas estão se instalando em Palmeirante e a gestão tem a expectativa de que muitas vagas de emprego sejam geradas na cidade. 

Em relação à pandemia da covid-19, mais da metade da população já está imunizada com a 1ª dose da vacina contra a doença. 

Em Palmeirante, se preciso a gestão atua, inclusive, com antecipação. Ao analisar os graves impactos causados pelas chuvas no Tocantins, afetando diversos municípios, o prefeito Raimundinho, mesmo sem moradores desabrigados, preparou toda uma estrutura para o caso de necessidade. A Defensoria Pública do Estado constatou e parabenizou a gestão. Um abrigo público foi instalado em área mais alta e conta com água, energia e instalação de tendas. “Cuidar das pessoas é nossa principal meta”, frisa o gestor.

A Defensoria Pública do Tocantins esteve em Palmeirante e constatou o preparo proporcionado pela gestão do prefeito Raimundinho Brandão  (Foto: Loise Maria)

TO 335

O prefeito tem prestado apoio aos produtores para que haja melhorias na TO 335, que liga Colinas à Palmeirante e a TO-010 que faz ligação tanto de Barra do Ouro como Bielândia a Palmeirante. Além de participar dos manifestos, o gestor busca parceria com o Governo do Tocantins para a reforma das vias. “Será um grande avanço para a economia da nossa cidade, vendo que esses problemas de estrada é um grande empecilho para conseguirmos investimento e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, frisa o prefeito Brandão.

O prefeito Raimundinho Brandão e a primeira-dama Hiolanda Brandão parabenizam Palmeirante pelos seus 30 anos e agradecem os palmeirantenses pelo carinho e apoio.