Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros promovem na próxima terça-feira, 31, a partir das 8h, o Dia de Campo do Projeto ABC Corte. Voltado para técnicos, produtores e acadêmicos, o encontro tem como finalidade apresentar as ações e resultados produtivos da Fazenda Aracruz na intensificação de Pastagem.

A propriedade, próxima ao município de Arapoema/TO, é uma Unidade de Referência Tecnológica do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e será vitrine demonstrativa para os produtores que buscam aumentar sua produtividade e rentabilidade com a adoção de tecnologias sustentáveis na atividade da pecuária de corte.

Essa URT foi implantada e é conduzida pelo extensionista do Ruraltins, Matheus Leal, técnico premiado por três vezes pela Embrapa ABC Corte, pelo reconhecimento ao trabalho e principalmente aos resultados obtidos na propriedade da produtora Georgina Amorim.

“Nesse Dia de Campo evidenciaremos os resultados obtidos ao longo de três safras e a parcial desta última safra. Vamos demonstrar todo incremento que o programa ABC vem trazendo dentro de uma propriedade de pecuária de corte, com todas as possibilidades que conseguimos de resultado social, ambiental e principalmente econômico, com a adoção dessa tecnologia, dessa metodologia. Será um momento muito interessante para estarmos discutindo e de abrir as portas para mostrar esses resultados para outros produtores, que em alguns casos, ainda trabalham com metodologias arcaicas, com resultados dentro da média nacional. Vamos evidenciar toda a economia do fator terra que a metodologia proporciona, todos os benefícios secundários que a Intensificação gera dentro da propriedade, como preservação de outras áreas para outras categorias animais, enfim vai ser um encontro muito interessante, com a interação entre produtores e técnicos”, explicou o técnico.

Além da apresentação dos resultados, os visitantes receberão palestras sobre o Projeto ABC Corte, pela Embrapa; Controle de Invasoras para intensificação de pastagens e Suplementação estratégica para bovinos, ambas com a Agrominas Produtos Agropecuários.

São parceiros deste evento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Embrapa; a Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), Agrominas, a Nutron e Probeef.

Localização da Fazenda Aracruz

Para chegar na Fazenda Aracruz, em Arapoema, basta seguir pela Estrada do Tubal por 15 km até um pneu de trator escrito "Fazenda Aracruz", entrada da fazenda, e depois seguir por mais 7 km até o local do evento, estará devidamente sinalizado.

Plano ABC

O Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) foi criado em 2011 com o objetivo incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais, aumentando a produção e gerando renda sem comprometer o meio ambiente, viabilizando, assim, qualidade de vida para as próximas gerações.