Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inovações não faltam nas obras de Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, que agora lança sua oitava produção literária. O livro chega no formato pocket book, livro que cabe no bolso. onde duas de suas obras já estão participando do prêmio Jabuti 2022. 

Convidado por Bruno da Mukaú Expedições, para fazer uma viagem ao Jalapão com o fotógrafo Nevin Xavier, Leonardo aceitou a ideia de ir e acreditou no desafio de levar para a retina de cada um, através das lentes mágicas da máquina fotográfica do profissional Nevin, as incomparáveis belezas naturais do Jalapão. 

O livro traz textos poéticos para o lugar, onde ele procura descrever em poucas palavras a magia que o Jalapão exerce em todos que por lá já passaram, passam ou passarão um dia. Segundo prefácio de José Cândido Póvoa, poeta, escritor e advogado, membro-fundador da Academia de Letras de Dianópolis/TO, Jalapão em Poesias é "uma obra que traz uma proposta diferente e inovadora, procurando agradar aos olhos com fotos e com pequenos e rápidos poemas, mais precisamente haikais, buscando tocar o coração e a alma do leitor. Em resumo, ele acredita que a poesia não sobreviveria sem a natureza e vice-versa", afirma.

O formato pocket book é exatamente para aqueles que gostam de ler e visualizar e querem ver através da lente do tato, de forma prática e de fácil manuseio, como um celular, pequeno e de fácil transporte. O livro tem outras dimensões digitais, como ebook na Amazon, no Google e no site, onde o leitor pode baixar e ler e ver as fotografias em qualquer tela, pode também acessar uma página na internet pelo seu navegador e ver as fotos e haikais, assistir no canal do Youtube o vídeo de todo o projeto e também no formato para o metaverso, pelos Óculos Quest ou Óculos VR.

Todo projeto foi realizado em parceria com a Mukaú Expedições, empresa que deu suporte a todo projeto realizado. Já, Nevin Xavier, é um ávido fotografo/cineasta de Londres. Depois de concluir sua educação em Londres, ele viaja pelo mundo e captura suas belezas de sua perspectiva única.

Duas das obras de Leonardo estão participando do prêmio Jabuti 2022.