Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de agora a rede pública de saúde de Gurupi contará com os serviços de atendimento de especialidades médicas por meio do ambulatório de Telemedicina do Hospital Albert Einstein. Uma equipe do hospital esteve em Gurupi nessa quarta-feira, 17, para finalizar a implantação do ambulatório médico. A capacitação antecedeu o início dos atendimentos que acontecerão na UBS Sol Nascente, local onde está instalado o ambulatório do Telemedicina.

As consultas serão realizadas por meio de videoconferência. Participaram da capacitação médicos da rede pública de Gurupi e equipe administrativa que o ambulatório requer, atendendo às solicitações do projeto com exclusividade.

Com o ambulatório implantado, os gurupienses poderão contar com sete especialidades médicas, são elas: neurologia pediátrica, 0 a 16 anos, neurologia clínico adulto, acima de 16 anos, cardiologia clínico Adulto, pneumologia clínico adulto, endocrinologia clínico adulto, reumatologia clínico adulto e psiquiatria clínico, acima de 5 anos.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso às consultas especializadas em Gurupi, diminuindo a demanda reprimida para estas especialidades. Além de aperfeiçoar a qualidade da assistência e a satisfação do usuário da rede pública de saúde, reduzir o número de encaminhamentos.

Segundo o secretário de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes, o objetivo é ampliar a oferta de atendimentos especializados para a comunidade, além de atender uma demanda que já existe e está represada. “Além de desafogar a fila de atendimentos com especialistas, agora os gurupienses poderão contar com a expertise dos profissionais do Hospital Albert Einstein”, frisou Sinvaldo.

Sobre como se dará o acesso às especialidades, o secretário explica. “A porta de entrada é a UBS. Inicialmente o atendimento é feito na UBS, por um médico clínico geral que vai avaliar qual é a necessidade do paciente. Com base no primeiro atendimento, será feito o agendamento, com data, hora e especialidade médica necessária para aquele paciente”, detalhou Sinvaldo.

De acordo com a enfermeira do Hospital Albert Einstein, Marianne Arruda, a partir desta capacitação, os atendimentos já poderão ser agendados. “A expectativa é que atenda os pacientes que estão na fila da Regulação para serem atendidos por estas especialidades, com acesso direto aos especialistas do Einstein. Os pacientes poderão fazer todo o tratamento e acompanhamento através deste ambulatório”, explicou Mariane Arruda, que está em Gurupi para capacitar a equipe de saúde do Município juntamente com a analista de projetos, Ana Eliza Acerbi Sarti, e com a técnica da gerência de alta e média complexidade, Mayra Mendes Sales.

Como ter acesso às especialidades

Na prática, o paciente passa por uma consulta na UBS, onde é identificada a necessidade de um especialista. Então, o médico que o atendeu poderá solicitar o agendamento por meio do sistema do Hospital Albert Einstein.

Na data e horário agendados, o paciente, acompanhado pelo médico clínico geral do Município, comparece à central do ambulatório de telemedicina na UBS Sol Nascente para a consulta remota com o especialista do Hospital Albert Einstein.

É utilizada uma plataforma tecnológica que permite agendamento, acesso à videoconferência entre os médicos e o registro de informações em prontuário eletrônico.

O ambulatório de telemedicina funcionará na UBS Sol Nascente, de segunda a sexta-feira, de acordo com os agendamentos e a demanda.

Parceria

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein.