Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Primeira paciente Marinalva Bezerra e o médico Kayro

Primeira paciente Marinalva Bezerra e o médico Kayro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Primeira paciente Marinalva Bezerra e o médico Kayro Primeira paciente Marinalva Bezerra e o médico Kayro

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança e se torna referência com a implementação do serviço inédito de Telemedicina para atendimentos médicos especializados na rede de Atenção Básica. Em 2021, ao assumir a administração, o prefeito Dr. Joaquim Pinheiro investiu na oferta de especialidades médicas com atendimentos presenciais no próprio município, evitando longos deslocamentos de pacientes para a capital Palmas e Araguaína.

Na última quinta-feira, 8, o primeiro paciente recebeu consulta remota por um cardiologista do Hospital Albert Einstein, acompanhado pelo clínico geral do município. A professora Marinalva Bezerra, 43 anos, aprovou o novo sistema e enviou mensagem de incentivo para os demais usuários. “Estou feliz e realizada por ser a 1ª paciente a ser atendida por esse programa. Me senti segura. O sistema é confiável, como se fosse presencial, pois fui acompanhada presencialmente pelo clínico geral do município e online com a médica especialista”, incentiva.

Aprovado pelos profissionais

Conforme o médico da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso, Dr. Kayro Bezerra, o procedimento funciona da seguinte forma: o clínico geral (presencial) coleta o histórico do paciente, realiza o primeiro procedimento, repassa as informações para o especialista do Hospital Albert Einstein (on-line), que avalia e toma uma conduta em parceria com o clínico geral do município. “É sensacional, uma experiência ímpar e que a população de Pedro Afonso só tem a ganhar. A Prefeitura de Pedro Afonso acertou na decisão de aderir ao inovador sistema, pois vai reduzir a fila de espera”, aprova o profissional.

Como agendar

O paciente deve procurar uma unidade de saúde do município, agendar consulta com um clínico geral do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), no entanto, de acordo com a necessidade, o profissional encaminha para o Centro de Especialidades Médicas de Pedro Afonso, que passa a ser atendido em parceria com o especialista pelo sistema Telemedicina do Hospital Albert Einstein.

Mais informações sobre agendamentos e consultas para os atendimentos médicos especializados, o paciente pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 15 horas.

Os atendimentos são realizados no novo prédio do Centro de Especialidades Médicas Mirtes Maria Soares Dias, localizado na Avenida Espírito Santo, Setor Bela Vista II. O local é mais uma obra e investimentos da Prefeitura de Pedro Afonso, entregue no último mês de julho, para melhor conforto e comodidade aos pacientes pedroafonsinos, sendo um diferencial no Tocantins.

Gestão eficiente

Segundo a secretária municipal de Saúde, Kelma de Souza França, o Telemedicina é aprovado e regulamentado. “Mesmo antes do Telemedicina, quando assumimos a gestão, em 2021, planejamos e conseguimos montar uma boa estrutura para atendimento de uma grande demanda reprimida que existia, situação que gerava diversos transtornos, com os pacientes recebendo diagnósticos tardios e a evolução para gravidade das doenças. “Investimos nos especialistas atendendo no próprio município, sem necessidade de deslocamentos para outras cidades, gerando economia financeira e de tempo, além de transporte e demais transtornos causados pelas viagens. Com o Telemedicina, estamos avançando mais degraus, sempre com o objetivo de cuidar da melhor forma da saúde dos pedroafonsinos”, ressalta.

O prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta do Tocantins, que representa municípios tocantinenses, Dr. Joaquim Pinheiro, a Telemedicina vem para ser uma ferramenta importante de atendimento em saúde de qualidade para os pedroafonsinos. “A telemedicina vem para acelerar e não deixar formar filas de consulta para especialista. Estamos trabalhando incessantemente para que a população possa contar com um atendimento digno e de qualidade, proporcionando mais conforto e comodidade aos pacientes pedroafonsinos”, falou o chefe do Poder Executivo Municipal.

Pedro Afonso é referência em atendimento médico especializado

Com mais de 3,5 mil atendimentos médicos especializados em 2022, realizados na cidade, sem precisar o deslocamento do paciente do município, a Prefeitura de Pedro Afonso se torna exemplo com os resultados positivos e referência no Tocantins em gestão dos serviços de saúde e especialidade médicas.

Os investimentos são alinhados com a estrutura física, gerando conforto e comodidade aos pacientes e servidores da Saúde, a exemplo do novo prédio do Centro de Especialidades Médicas Mirtes Maria Soares Dias, mais uma obra entregue no último mês de julho.

Confira as especialidades pelo programa "Sua Saúde, Nossa Prioridade" na modalidade presencial

Cardiologista

Dermatologista

Cirurgião Geral

Pediatra

Cardiologista

Urologista

Ortopedista

Ginecologista

Psiquiatra

Especialistas que atendem pelo Telemedicina em parceria com o Hospital Albert Einstein

Cardiologia clínico adulto

Endocrinologia clínico adulto

Neurologia clínico adulto

Neurologia pediátrica

Pneumologia clínico adulto

Reumatologia clínico adulto

Psiquiatria clínico