Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os efeitos causados pela pandemia que atingiu o mundo nos últimos dois anos, ainda são sentidos em todos os setores, principalmente no setor econômico, é o que mostra o levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

De acordo com a pesquisa das entidades, 63,27 milhões de pessoas estavam negativadas no País em julho de 2022, maior índice apontado pela série em oito anos. Em Palmas, capital tocantinense, não é diferente, o índice de inadimplência deste primeiro semestre, mostra que houve um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021.

Ainda de acordo com os dados, os palmenses negativados tem em média 2,5 dívidas em atraso. As mulheres são o grupo que mais tem registro (54%), enquanto os homens correspondem a 46%. Ao todo, mais de 44 mil CPF’s estão negativados na capital tocantinense.

Se comparado ao primeiro trimestre deste ano, em que o índice fechou em 18%, os lojistas conseguiram diminuir, utilizando os produtos ofertados pelo SPC Brasil, em 5% a inadimplência, fechando assim, no dado já divulgado.

Já o índice de vendas deste primeiro semestre, se manteve praticamente estável em relação ao mesmo período de 2021, tendo um pequeno crescimento de 3,4%.