Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Sebrae Tocantins em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que analisa as compras públicas de 20 municípios que representam 77% da densidade empresarial do Estado e sete secretarias estaduais, demonstra a atuação das empresas locais nos processos licitatórios e de dispensa e o potencial nesta participação em cerca de 3 mil contratos. Os dados se referem aos processos de 2021, que atestam a presença de Micro e Pequenas Empresas, ainda que haja espaço para uma maior representatividade no orçamento municipal e estadual.

O evento de apresentação ocorrido na manhã desta sexta-feira, 26, no Sebrae, teve o objetivo de divulgar importantes dados empresariais e de sensibilizar instituições estratégicas sobre a importância do tema das Compras Públicas como oportunidade de negócios.

Por meio deste estudo, foram identificadas oportunidades para inclusão efetiva dos microempreendedores individuais e das empresas locais nos processos licitatórios, fortalecendo o ambiente de negócios, gerando mais empregos e renda nos municípios.

Os dados levantados serão insumos valiosos para o investimento do Sebrae no Programa Cidade Empreendedora, no qual os gestores públicos são estimulados a lançarem uma visão inovadora na administração de seu município, fomentando os pequenos negócios, a partir da valorização da vocação econômica e cultural da cidade.

Na ocasião, o Sebrae assinou um termo de parceria com a Faciet, focado na disseminação de conhecimento e conteúdo prático para abrir as portas das oportunidades de compras públicas a favor das empresas associadas, a partir da capacitação das Associações Comerciais.

A Sala de Situação auxiliará no monitoramento de indicadores organizacionais, monitoramento das metas mobilizadoras e de processos, tornando a tomada de decisão mais ágil e assertiva, para futuramente ser possível a estruturação de um Observatório Sebrae de Pequenos Negócios com o intuito de divulgar esses dentre outros dados estratégicos representativos do cenário dos pequenos negócios em todo o Estado.

Pesquisa de Compras Públicas

A pesquisa trouxe registros importantes, denotando o grande espaço a ser conquistado pelos MEIs nas compras públicas. Sua representatividade nos municípios, enquanto participante ativo nas licitações, é muito pequena: 2% do total das compras diretas locais e 0,2% nas licitações. Para tanto é importante investir nas capacitações desses empreendedores individuais e também estimular seu credenciamento nas Salas do Empreendedor dos municípios como potencial fornecedor local, para compras diretas, além de estimular sua participação em licitações adequadas ao seu porte.

Todavia, no que tange aos pequenos negócios, nota-se que o Tocantins está à frente em licitações vencidas pelos pequenos negócios, se considerarmos as licitações do governo federal. De acordo com o Portal da transparência e dados divulgados no Seminário Fomenta, em Brasília, em julho/2022, os pequenos negócios ocupam a fatia de 26% de empresas vencedoras de licitações.  Já nos municípios do Tocantins, este percentual sobe para 39% de pequenos negócios vencedores dos certames e nas Secretarias do Estado, este percentual é de 35%.

Outros temas ganharam destaque na pesquisa, como uma evolução na formação de equipes capacitadas como utilização de Plataformas de Compras Públicas, assegurando transparência nos procedimentos; investimento de capacitação a favor da equipe de compras dos governos; elaboração do plano anual de compras.

Segundo Rogério Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, com esse estudo, foi possível compreender que o ano de 2021, apesar de toda a adversidade por conta do período de pandemia, apresentou dados volumosos de compras públicas nos diversos setores. “É bom ver que avançamos na melhoria do ambiente de negócios do Tocantins, mas precisamos estar alertas para entender o que ainda dificulta a atuação do pequeno negócio nestes processos e seguiremos elaborando ações mais assertivas com o Programa Cidade Empreendedora. A intenção é que nos próximos anos, estes números sejam ainda mais positivos”, finaliza.

Para o presidente da Faciet, Fabiano do Valle, a classe empresarial precisa se preparar para conquistar essa fatia do mercado. “Participar de Compras Públicas demanda conhecimento, necessidade de uma análise de risco detalhada, mas abre portas para novas oportunidades de aumentar significativamente o faturamento das empresas. Por isso a Faciet e o Sebrae se uniram. Para cumprirem sua missão institucional e apoiar os empresários a aumentarem seus lucros vendendo com segurança para os governos”, enfatiza.

Para o superintendente do IEL, Charles Elias, com essa iniciativa, o Sebrae demonstra preocupação e atenção com os microempresários, na busca de informações que possam subsidiar ações estratégicas direcionadas, bem como auxiliar os governantes para implantação de políticas públicas de aquisição de produtos e serviços junto às empresas locais. “Visando a geração de empregos e fortalecimento das empresas tocantinenses”.

Sala de Situação

A partir desta sexta-feira, o Sebrae Tocantins também contará com um novo espaço: a Sala de Situação. A novidade oferecerá um espaço físico e virtual, onde os indicadores estratégicos e operacionais serão monitorados e analisados sistematicamente para caracterizar a situação diária da estratégia da instituição. A solenidade de lançamento será realizada na sede do Sebrae em Palmas, a partir das 9h.

As informações geradas a partir dos indicadores irão contribuir para análises executivas e gerenciais, colaborando para a tomada de decisões do Sebrae.