Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Acontece em Palmas neste sábado, 27, a 10ª edição do tradicional Bombeiro de Aço, competição de força e técnica que vai contar com 44 participantes. Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a competição contará com representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, além dos militares do Tocantins. O evento é aberto ao público em geral, com início às 8h da manhã e término às 17h, no Parque Cesamar, em Palmas.

A competição é uma realização de tradição mundial, e para os inscritos do Tocantins, será uma seletiva estadual para a disputa nacional que vai acontecer no estado de São Paulo. O objetivo é demonstrar à sociedade um rol de atividades desenvolvidas durante o trabalho cotidiano do bombeiro militar. A competição retrata parte da atividade desenvolvida no dia a dia dos militares, exigindo muito esforço físico, resistência, destreza e velocidade.

As provas simulam as demandas físicas do combate a incêndio na prática, usando equipamento de proteção individual de combate a incêndio e equipamento de proteção respiratória durante todo o percurso, o competidor vai passar por uma sequência de quatro fases com obstáculos de dificuldade variável que inclui: Subida na torre, içamento e descida da torre, entrada forçada e slalow; arraste de mangueira e extinção de incêndio, e resgate de vítima inconsciente.

Os percursos deverão ser executados de forma ininterrupta, no menor tempo e com menor quantidade de erros, de acordo com os critérios do regulamento. Para os homens, o tempo máximo para execução do percurso é de cinco minutos, já para as mulheres, o tempo máximo é de sete minutos. Em caso de o competidor extrapolar o tempo, a prova será interrompida pela arbitragem e registrado o ponto de parada. Toda a competição é avaliada por fiscais da prova que conferem as execuções e computam o tempo.

Premiação

Todos os participantes receberão a medalha de participação. Já os três primeiros colocados da categoria geral, masculino e feminino, serão premiados com troféu e valores, bem como os inscritos na categoria seletiva estadual, em que concorrerão todos os atletas do CBMTO.