Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a finalidade de contribuir para o aumento da qualidade do serviço de assistência técnica e extensão rural no Tocantins, o Ruraltins e Embrapa, por meio Plano ABC+ (Plano de Agropecuária de Baixo Carbono), realiza nesta semana de 30 de agosto a 1º de setembro, o primeiro Módulo de Capacitação em Irrigação de 2022. O curso, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), ocorre na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus de Paraíso e reúne 32 participantes, entre técnicos e pesquisadores.

Conforme o cronograma, serão três dias de orientações teóricas e práticas aos técnicos que atuam como multiplicadores do plano ABC no Estado, dentro das quatro temáticas básicas o ABC corte, ABC leite, ABC ILPF e agora o ABC Irrigação. Já os objetivos dessa capacitação é torná-los aptos, por meio da metodologia aplicada, para selecionarem sua Unidade de Referência Tecnológica (URT); para compreenderem as diferenças entre as classes de solo mais representativas do Tocantins em relação ao seu manejo buscando sua utilização de forma racional; e compreender os princípios do contínuo solo-água-planta- atmosfera aplicados aos sistemas de irrigação, permitindo o seu correto dimensionamento e recomendações de manejos eficientes.

O diretor de assistência técnica e extensão Rural do Ruraltins, Kin Gomides, explica que esse módulo de irrigação do projeto de irriga ABC traz as inovações mais atualizadas no sistema de produção tecnológica para os cultivos irrigados. “Estamos trazendo, a partir de uma construção prática e funcional, tecnologias que sejam adaptadas ao nosso estado e às condições edafoclimáticas exigidas aqui para que se processem irrigação de fato dentro de cultivos diversos que são as demandas do estado. Nesse módulo estamos com extensionistas de todo o estado que já trabalham com essa atividade, com essa ferramenta para uma atualização e aperfeiçoamento qualitativo programado, contamos com as parcerias do Ministério da Agricultura, da Unitins que também é parceira e está cedendo o espaço, e da Embrapa que são responsáveis direto pela elaboração da programação”, disse.

A engenheira Florestal do Ruraltins, Marla Guedes, explica que essa capacitação terá três módulos. “São dois dias e meio de capacitação com carga de 20 horas cada módulo. O próximo módulo já está programado para setembro, e nesse projeto contamos com os principais parceiros que são a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], o Ministério da Agricultura, a Unitins, a CI Brasil [Conservação Internacional], e a Seagro [Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura]”, relatou.

O palestrante Humberto Simão, que é engenheiro agrônomo com mestrado em irrigação e drenagem e chefe da divisão de desenvolvimento Rural da superintendência Federal da Agricultura no estado do Tocantins explica sobre o curso.

“Esse curso vai capacitar os técnicos na área de irrigação de forma que eles tenham condições de orientar o produtor desde o dimensionamento até o manejo da irrigação, de forma que o produtor monte um equipamento de irrigação que seja adequado à sua cultura, que tenha uma viabilidade econômica, de modo que o custo caiba dentro do seu orçamento, e que ele faça o manejo correta da água, ou seja, que essa água seja utilizada da forma mais racional possível, que aplique realmente a quantidade necessária para aquele momento da cultura. A ideia é que o técnico tenha essa noção de consumo de água e que saiba calcular essa demanda para dar a resposta que o produtor quer. O grande desafio do técnico é esse, quando o técnico chega na área do produtor ele quer saber: quando eu tenho que irrigar, que hora que eu ligo meu sistema, e na hora que eu ligar quanto tempo deixo ligado. Então a ideia desse curso é isso, que os técnicos tenham um conhecimento, as ferramentas na mão para que ele consiga responder essa pergunta ao produtor, que os técnicos saiam daqui capacitado a orientar o produtor tanto no dimensionamento quanto no manejo da irrigação de forma a usar água mais racionalmente possível”, explicou.

Para o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Domício Brito, esse curso de irrigação vem para contribuir no trabalho da extensão rural junto ao agricultor. “Atualizamos os nossos conhecimentos e isso é muito importante na hora de levar tecnologias ao produtor. Por mais que a gente aprenda na faculdade são necessárias essas atualizações pois vão surgindo novos conhecimentos e é importante que a gente esteja atualizado para levar esse tipo de conhecimento ao produtor para que ele possa melhorar o seu nível tecnológico, melhorar a sua produtividade e a qualidade do seu produto”, frisou.

Plano ABC

O “Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, também denominado de Plano ABC, refere-se a uma importante parte dos compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), na COP-15, (Conference of the Parties) – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 2009, realizada em Copenhague, Dinamarca.

Tocantins

No Tocantins o Grupo Gestor Agricultura de Baixa Emissão de Carbono trabalha com ações voltadas para incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis; a regularização ambiental de sua propriedade, redução de queimadas e desmatamento, entre outras ações, que o tornou referência na Região Norte na execução do Plano.