Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O atual presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, foi reeleito para o comando da entidade municipalista, durante Assembleia Geral Extraordinária da ATM, realizada nesta quinta-feira, 1º, no Auditório Manoel de Paula Bueno, em Palmas. Borges encabeça a chapa “União Municipalista”, a única protocolada para concorrer às eleições da Associação. Nisso, a chapa foi aclamada vencedora do pleito.

“Temos aqui quase 100 prefeitos, unidos em fortalecer a ATM e mostrar a nossa força. A chapa única e a aclamação da mesma são a legitimação da nossa união, da nossa representação, e o sinal evidente de que estamos caminhando juntos na defesa e representação dos Municípios tocantinenses. Nosso trabalho não para, e daremos continuidade em busca de mais resultados positivos”, disse o presidente reeleito, que comandará a ATM pelo biênio 2023/2024.

Carta aos Governadoráveis

Diante do momento eleitoral vigente, o presidente reeleito da ATM propôs aos prefeitos presentes a redação de uma carta aos governadoráveis, com diretrizes a serem apresentadas ao futuro chefe do Executivo Estadual. “A carta é da ATM, da entidade que luta a mais de 30 anos em defesa dos Municípios, e resume as principais sugestões dos prefeitos e das prefeitas, que diariamente enfrentam os gargalos de questões e situações que envolvem o ente estadual. É uma maneira de contribuirmos com a construção das políticas públicas do próximo governo estadual”, disse Diogo Borges.

A Carta aos Governadoráveis será entregue aos quatros candidatos mais bem pontuados nas pesquisas eleitorais registradas na Justiça Eleitoral, e traz pontos sobre repasses constitucionais, segurança pública, saúde, rodovias, entre outros temas.

Chapa

A chapa intitulada “União Municipalista” é presidida pelo prefeito de Talismã, Diogo Borges, tendo os prefeitos Moacir Oliveira (Rio dos Bois) e Enfermeira Nezita (Monte Santo) na condição de 1° e 2° vice-presidentes, respectivamente. O primeiro diretor Administrativo será o prefeito Paulo Roberto (Taguatinga) e o segundo diretor Administrativo será o prefeito Pastor João (Mateiros). Fecham a diretoria os prefeitos Alexandre Farias (Sítio Novo do Tocantins) e Adriano de Moraes (São Sebastião do Tocantins) na condição de 1° e 2° diretor financeiro, respectivamente. Além disso, mais 16 prefeitos estão presentes na chapa, na condição de membros titulares e suplentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

A nova diretoria deve ser empossada em março de 2023 e seguirá ao comando da ATM até março de 2025, segundo rege o Estatuto da ATM.

Perfil

Diogo Borges de Araújo Costa é prefeito reeleito de Talismã, com a segunda maior votação proporcional nas eleições municipais de 2020 no Tocantins. Natural de Porangatu, Goiás, Diogo formou-se em História, na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Atualmente é presidente da ATM.

ATM

A Associação Tocantinense de Municípios é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em Miracema do Tocantins, em 28 de fevereiro de 1989, com sede e foro na Capital do Estado do Tocantins, com patrimônio e personalidade distintos de seus associados, constituída pelos municípios associados do Estado do Tocantins, através do representante do Poder Executivo. Tem o objetivo de congregar os municípios tocantinenses e difundir a sua doutrina municipalista, ampliando e fortalecendo suas capacidades administrativas, econômicas, culturais e sociais.