Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) apoiou nesta sexta-feira, 03, a realização do Dia de Campo em Pecuária de Corte, ocorrido na Fazenda Primavera, em Ponte Alta do Tocantins. A propriedade do pecuarista Marcos Emílio Honorário da Silva é assistida pelo órgão por meio do Convênio Assistência Técnica para o Médio Produtor Rural (aterMedio) sediando o evento com a finalidade apresentar a estratégia adotada para alcançar o melhoramento genético de touros puros de Origem (PO) e proposta de intensificação de pastagem para gado de corte.

Superando as expectativas, o Dia de Campo reuniu aproximadamente 60 pessoas entre produtores de gado, técnicos e parceiros do evento. Na programação o ciclo de palestras sobre Nutrição de Pastagem, como o engenheiro agrônomo da Polli Fertilizantes Especiais, Josafah Medeiros; Intensificação de Pastagem, com o engenheiro Agrônomo Matheus Borges Leal; e a apresentação da Estratégia para o melhoramento Genético com o zootecnista do Grupo Adir, João Bonifácio Corrêa Gonçalves.

Satisfeito com o evento, o produtor Marcos Emílio agradeceu e reforçou a importância da contribuição do Ruraltins para a condução do seu trabalho com relação à intensificação de pastagem.  “Essa parceria começou há pouco tempo, onde eu fui procurado pela técnica Evilene [Maria de Souza Dias] e, posteriormente conheci o doutor Fabrício [Adriano Pavan, zootecnista] e eles me fizeram a proposta de assessoria através desse programa, e a partir daí começamos as conversas que foram culminando em melhorias e projetos que nós estamos começando a implementar agora. E dentro desses projetos esse Dia de Campo foi o pontapé inicial para a intensificação. O melhoramento genético a gente já está trabalhando e a intensificação é com o apoio do Ruraltins que já está previsto para próxima estação das águas”, relatou.

Para o desenvolvimento desse trabalho de intensificação da pastagem, o zootecnista Fabrício explica que a proposta inicial é tirar o gado PO da suplementação no cocho para pastagem. “Indicamos ao produtor o sistema rotacionado, e nessa proposta já estamos montando o rotacionando para fazer a recria do seu gado PO”, explicou, acrescentando que a proposta desse dia campo foi reunir os produtores da região para mostrar o trabalho que a propriedade já vem fazendo há cinco anos que é o trabalho de melhoramento genético, onde um dos objetivos da fazenda é a venda touros PO para rebanho comercial, e mostrar que com as novas tecnologias na intensificação de pasto, o produtor melhora a sua produtividade e ganhos na produção.

Ater Médio

A assistência técnica ao médio produtor é realizada por meio do Convênio Ater Médio nº 837123/2016, firmado entre o Governo Federal, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Governo do Tocantins, por intermédio do Ruraltins. Essa iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins.