Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Secretarias estaduais de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT) enviaram à direção nacional uma nota conjunta na qual defendem os direitos dos candidatos pretos do partido.

A ação teria ocorrido após candidatos petistas brancos tentarem burlar a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina que o fundo eleitoral nas eleições deste ano seja distribuído de forma proporcional entre raças. “A conquista do repasse de recurso para candidaturas negras é uma vitória coletiva dos movimentos negros e dos antirracistas que se juntam a essa luta”, afirma nota assinada pelas secretarias.

O PT registrou 48,73% de candidatos que se autodeclaram negros. Com isso, candidaturas de pessoas brancas receberão menos recursos do que haviam planejado e buscam junto à direção nacional uma alteração nas regras. 

“Queremos ressaltar a corajosa e coerente postura da secretária de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, que (destoando dos demais partidos) se coloca a favor do dispositivo da distribuição proporcional de recursos para pessoas negras, segundo resolução do TSE”, afirmam os dirigentes na nota.

Com a maioria de brancos na direção nacional o pedido é para que a decisão que afeta candidaturas pretas passe também pelas secretarias de combate ao Racismo. “Que se combata o racismo estrutural, que se cumpra a resolução do TSE e se destine os recursos para candidaturas de pessoas negras”, finalizam os dirigentes na nota.

Confira a nota completa anexada abaixo.