Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniram-se nessa segunda-feira, 5, para apresentação, alinhamento e definição do fluxo de manejo de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante na rede de saúde suplementar do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

Estiveram na reunião representantes da Diretoria da Regulação Estadual, Diretora de Atenção Especializada, Diretora de Controle e Avaliação, Central Estadual de Transplante do Tocantins e hospitais com leitos contratualizados.

Na ocasião ficou definido que as equipes técnicas da SES-TO capacitarão as equipes assistenciais da rede privada para fazer o atendimento dos potenciais doadores, além de vivenciar trocas de experiências entre as equipes criando formas administrativas de facilitar e fortalecer o trabalho de doação de órgãos.

Para Suziane Vilela, responsável pela Central Estadual de Transplante, “o fluxo de manejo de potenciais doadores de órgãos e tecidos é imprescindível para concretizar o desejo de doar das famílias na rede pública e privada”, destacou.

Suziane esclareceu ainda que os potenciais doadores que estiverem em leitos contratualizados serão encaminhados para hospital público, caso não haja a disponibilidade de leito na rede pública, o doador permanecerá no leito credenciado até a realização do procedimento de captação dos órgãos e tecidos.