Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal do Júri da Comarca de Gurupi (246 km de Palmas) condenou a oito anos de prisão o aposentado Antônio de O. N., de 74 anos, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, Célia C. P., de 46 anos. O acusado, que responde ao processo em liberdade, teve este benefício mantido.

O crime ocorreu, conforme a denúncia, no dia 10 de janeiro de 2021, por volta de 12h, na residência do casal, no Setor Industrial. A ex-companheira foi ferida com diversos golpes de foice. A sentença é do juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, que presidiu o júri.

O magistrado detalhou, na decisão, que o júri concluiu que o acusado deu início à execução de um crime de tentativa de homicídio, que não se consumou em razão do rápido socorro recebido pela vítima. O júri, ainda de acordo com a sentença, não concluiu que o acusado agiu "dominado por violenta emoção, logo em seguida à vítima ter pego a foice".

E mais: reconheceu que o crime foi cometido contra mulher em razão do sexo feminino e com violência no âmbito doméstico e familiar, pois o acusado era companheiro da vítima. "O acusado não foi interrogado, pois quis fazer uso do seu direito ao silêncio", cita o juiz também na sentença.