Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: TRE/TO

Foto: TRE/TO

Com a proximidade das Eleições Gerais 2022, marcadas para 2 de outubro, a Justiça Eleitoral do Tocantins dá início, na quinta-feira (22/09), à realização das cerimônias públicas de preparação das urnas eletrônicas para a votação. Qualquer pessoa pode acompanhar os procedimentos realizados pelos cartórios eleitorais; as entidades fiscalizadoras são convocadas a participar, como Partidos Políticos, Federações, Coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Na quinta-feira (22/09), de forma simultânea, as 33 zonas eleitorais do Tocantins vão dar início à cerimônia pública para geração das mídias para uso, preparação das urnas eletrônicas e verificação. Eventos são realizados a partir das 8 horas.

O primeiro ato da cerimônia é a gravação das mídias que abastecem a urna:

1: Mídias de carga: contém todo o software (programas) da urna e demais aplicativos da eleição; assim como as informações dos partidos políticos, federações e coligações, os dados dos eleitores, das seções eleitorais e das candidatas e candidatos (nomes e números). 

2: Mídia de votação: grava todas as operações realizadas, principalmente a votação; e leva as fotos das candidaturas.

3: Mídia de resultado: utilizada na apuração do resultado daquela urna. 

Depois que as mídias são geradas, vem a etapa de preparação dos equipamentos, com instalação das mídias nas urnas. Neste momento, todas as urnas são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local e a seção a que se destinam. Por fim, as mídias de carga e de votação de contingência são acondicionadas em envelopes de segurança lacrados. 

Em seguida, acontece a conferência dos dados constantes nas urnas, com verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados. Procedimento é realizado por amostragem - mínimo de 3% e máximo de 6% do total de urnas de cada zona eleitoral, sendo ao menos uma por município, à escolha dos representantes das entidades fiscalizadoras.

Próximas cerimônias

30/9

> Cerimônia Pública de Verificação dos Sistemas de Transmissão: destinada à verificação da integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect. 

> Cerimônia de Conferência Visual das Urnas: conferência visual dos dados constantes da tela inicial da urna mediante a ligação dos equipamentos. Eventual ajuste de horário ou do calendário interno da urna será feito por meio da utilização de sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas.

01/10

> Cerimônia Pública de Emissão da Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização nos Cartórios Eleitorais: emissão do Relatório Zerésima e espelho de oficialização no Sistema de Gerenciamento da Totalização. O procedimento é realizado na sede do TRE-TO pela Comissão Apuradora e nas 33 zonas eleitorais do estado.

> Cerimônia Pública de eventual Geração de Mídias e Preparação de Urnas Eletrônicas complementares: cerimônia realizada nas zonas eleitorais com urnas sorteadas para o Teste de Integridade ou em locais onde algum equipamento apresentou problema após conferência visual.

Conforme explica o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Júnior, apesar das cerimônias públicas iniciarem de forma simultânea em todos os cartórios eleitorais, o término de cada etapa varia de acordo com o número de urnas que a zona eleitoral irá utilizar na votação. “O importante é que todos os preparativos são realizados por completo em cada cartório, sendo que após as cerimônias as urnas estão totalmente preparadas para a votação, não sendo mais possível alterar nenhuma informação ou dado nelas inseridos e conferidos pelas instituições fiscalizadoras”, afirma. (TRE/TO)