Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito 2022 iniciou no dia 18 e vai até o dia 25 de setembro. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deste ano é “Juntos Salvamos Vidas” e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária do País.

Segundo dados da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (GPSANT), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2020, no Tocantins foram registrados 457 óbitos por acidente de trânsito, sendo registrados 3.984 notificações de violência de acidentes de trânsito.

Ainda segundo os dados levantados pela GPSANT, a região Médio Norte Araguaia vem se destacando em todos os anos com o aumento das notificações, com destaque para o município de Araguaína com 16.052 notificações de 2017 a 2021.

Outro dado importante levantado é a faixa etária com maior predominância de acidentes de trânsito, destacando-se a faixa etária de 20 a 29 anos e tendo como principal tipo de vítima mais envolvida nos óbitos por acidente de trânsito os motociclistas.

A paciente, Alaídes Lopes, vitima de um acidente de trânsito na capital em agosto, deixa como recado o cuidado no trânsito, “estou há 43 dias no Hospital Geral de Palmas para o tratamento do meu pé que teve uma fratura exposta, quando conduzia a minha moto de volta para a minha casa. Quero deixar um recado principalmente para os motociclistas que tenham mais cuidado e atenção no trânsito, pois é muito perigoso, apesar de está nessa situação ainda tive sorte porque muitos perdem a vida”, desabafou a paciente, acrescentando que “fiz cirurgia imediatamente que cheguei aqui, mas o tratamento exige mais tempo no hospital”.

“Acidente de trânsito é uma situação de saúde pública e para conseguirmos promover ações que efetivamente sejam eficazes na diminuição deste agravo precisamos do envolvimento de todos os órgãos envolvidos, desde a fiscalização até a assistência à população, por isso a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado junto à Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e municípios para que possamos diminuir o número de acidentes no estado, já que somos o segundo com maior número de acidentes no país”, destacou a gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis, Simone Matias Gondim Silva.

Outros Dados

Segundo a Folha Informativa da Organização Pan-Americana de Saúde (2019), cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência de acidentes no trânsito.

Dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o Brasil é o terceiro País com mais mortes no trânsito em todo o mundo (OMS, 2022).