Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os mesários e mesárias que irão colaborar com as Eleições Gerais 2022 no Tocantins já estão se preparando para o pleito. Ao todo, 15.791 pessoas vão passar por treinamento nas 33 zonas eleitorais do Tocantins até o dia 30 de setembro. 

A nutricionista Renata Barbosa será mesária pela primeira vez e passou pela capacitação presencial na 29ª Zona Eleitoral de Palmas. “Consegui absorver o máximo de como funcionam todos os trâmites para trabalhar bem no dia 2 de outubro”, disse, destacando ainda o que a motivou a ser mesária voluntária. “Minha motivação é exercer a cidadania e contribuir para que ela seja exercida de forma democrática e segura”, disse.

Yasmim Coelho, de 23 anos, já participou de outras duas eleições como mesária voluntária. Desta vez, vai atuar como 1ª mesária. “Eu acho muito interessante a participação. Gostaria que todas as pessoas tivessem a oportunidade de ver de perto esse trabalho, de como funcionam as Eleições que nos garante o nosso direito de escolha”, completou a universitária.

Todos os presidentes de mesa e 1º mesários estão recebendo treinamento presencial nas zonas eleitorais onde irão trabalhar. Já quem vai atuar na função de 2º mesário ou secretário participa de capacitação on-line.

Entre as três maiores zonas eleitorais do Tocantins, a 29ª ZE de Palmas é a maior e contará com o apoio de 2.433 mesários em suas 614 seções eleitorais. Outros 1.324 mesários trabalharão nas 331 seções eleitorais da 1ª ZE de Araguaína; enquanto 949 pessoas estarão contribuindo com a votação nas 238 seções eleitorais da 2ª ZE de Gurupi.

Mesa receptora

A mesa receptora de votos é composta por quatro membros: presidente, primeiro e segundo mesários e secretário. O presidente de mesa é a maior autoridade dentro da seção eleitoral, devendo garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação; além de manter a segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

O 1º e o 2º mesário, nessa ordem, substituem o presidente de mesa em sua ausência. Eles são responsáveis por localizar o nome do eleitor ou eleitora no caderno de votação, colher a assinatura e devolver os documentos apresentados.

Já o secretário é responsável por preencher a ata da mesa receptora, relacionando as ocorrências registradas no dia da votação. Ele também orienta os eleitores na fila e verifica se pertencem àquela seção, controlando a entrada e a movimentação das pessoas.