Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Mais de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de comprometimento da mobilidade.

Mais de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de comprometimento da mobilidade. Foto: Divulgação/Pixabay

Foto: Divulgação/Pixabay  Mais de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de comprometimento da mobilidade. Mais de 17 milhões de brasileiros possuem algum tipo de comprometimento da mobilidade.

O dia 11 de outubro foi instituído pela Lei nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo Governo de São Paulo e reconhecida nacionalmente pouco tempo depois como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física.

A data veio para conscientizar sobre os direitos de mais de 17 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) reforça a necessidade de maior representatividade dessas pessoas, além da garantia dos direitos plenos.

A gerente de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, Verônica Salustiano, reitera que a data é necessária para mais inclusão. “É direito de toda pessoa com deficiência se desenvolver plenamente e ter espaços que abarquem as diferenças e possibilitem a integração social delas. Vale ressaltar que a reivindicação e conscientização de representatividade para essas pessoas com deficiência física em diversos espaços deve ser proposto por toda a população e que tratá-los com dignidade é um dever de todos”, afirmou a gerente.

Direitos

Ao longo do tempo houve a criação de normas, decretos e leis que garantam direitos e versam sobre mais inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que entre outros direitos, dispõe sobre a obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis, pousadas e similares; assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios; a construção de unidades habitacionais adaptáveis. Além disso, a autorização do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de próteses e órteses em todo País.

Com o apoio das leis, o estabelecimento da efetiva integração social e criminalização do preconceito em razão da deficiência permite um olhar mais inclusivo e respeitoso às diferenças físicas. Entender que as limitações não impedem essas pessoas de estudar, trabalhar, viajar, se relacionar, namorar, ter filhos, contribui para uma convivência mais justa e com equidade de direitos.

Importância da representatividade

O entretenimento, a arte, a comunicação e o esporte são aliados importantes para mostrar que pessoas com deficiência física são capazes e a representatividade pode promover a desconstrução de preconceitos e permitir que a pessoa possa buscar referências através do outro e se inserir cada vez mais nesses espaços.

O que se observa, seguindo a linha de pensamento da pasta, é que a proporção de pessoas com alguma deficiência física ocupando funções diversas na sociedade ainda é pequena, uma vez que apenas 28% das pessoas com deficiência em idade de trabalhar se posicionam na força de trabalho brasileira, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Pesquisa Nacional de Saúde, de 2019. Vale ressaltar que, entre as pessoas sem deficiência, o índice daquelas posicionadas no mercado de trabalho sobe para 66%.

Logo, de acordo com a Seciju, é essencial expandir cada vez a participação de pessoas com deficiência em lugares e funções comuns a qualquer pessoa. "À medida que presenciam alguém com as mesmas características sentem-se representadas, porém, é necessário que essa representatividade fuja do lugar de “vítimas” ou “coitados” por parte da sociedade, para que seja possível a quebra de preconceitos e o entendimento de que deficiência não é sinônimo de incapacidade", segundo a pasta.