Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário de Paraíso (celebrado dia 23 de outubro) acontece este ano no período vespertino. A concentração será às 16h na Feira Coberta, no centro da cidade, e o início está marcado para às 17h. A gestão municipal informa ainda que a mudança de trajeto e de horário ocorreu como forma de oferecer melhor conforto e integração entre os participantes do desfile, levando em conta o espaço coberto e amplo da feira.

A programação completa de aniversário da cidade pode ser conferida logo abaixo. Dentre as atrações, grande show de aniversário da cidade a partir das 20h no Parque das Águas, com a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões, além de entrega de obras e uma edição especial da sexta cultural que será realizada no domingo, dia 23.

Paraíso 59 anos

O Povoado nasceu com a construção da Rodovia BR-14, hoje Belém- Brasília ou BR-153. Foi José Ribeiro Torres o seu fundador que, quando chegou em 1958, instalou-se ao lado do acampamento da Companhia Nacional, empreiteira da construção da Rodovia. Motivados pela novidade e entusiasmo, ele se reuniu com um aglomerado de moradores. Foi a Lei Estadual nº 4.716, de 23 de outubro de 1963, que o emancipou politicamente, como Paraíso do Norte, desmembrando do município de Pium.

Com a criação e implantação do Estado do Tocantins, o Decreto Legislativo nº 01/89, de 1º de janeiro de 1989, art. 4º, alterou o nome de Paraíso do Norte para Paraíso do Tocantins.