Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizou, nessa quinta-feira, 20, capacitação da equipe de apoio que irá atuar durante o 2º turno no acompanhamento e fiscalização do Teste de Integridade da Urna Eletrônica. O treinamento, conduzido pelo juiz Marcelo Faccioni, presidente da Comissão, ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e contou com a participação de 108 servidores de órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público.

Assim como nos treinamentos realizados para o 1º turno, os voluntários receberam informações sobre as dinâmicas do trabalho e a logística do deslocamento e organização do espaço onde o teste ocorrerá. Ao todo, 20 urnas serão auditadas no Teste de Integridade. Para cada urna sorteada, serão definidas duas equipes compostas por três servidores de órgãos parceiros, que se revezarão a cada 1 hora e 30 minutos. Cada equipe terá a supervisão de um servidor da Justiça Eleitoral do Tocantins.

O servidor Ivan Ribeiro da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10), participará da auditoria no dia 30 de outubro e destacou a importância do treinamento e do teste. “Conferir a integridade das urnas eletrônicas é muito importante para este momento que estamos vivendo no Brasil e o treinamento serve para que possamos fazer o trabalho o melhor possível, contribuindo para a credibilidade da urna e a confiança da comunidade”, disse.

A auditoria das urnas será realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. É um evento público e qualquer pessoa pode acompanhar. O horário segue o padrão das eleições oficiais (8h às 17h).