Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Loise Maria/DPE-TO

Foto: Loise Maria/DPE-TO

Em pleito eleitoral realizado nessa quinta-feira, 27, a defensora pública Estellamaris Postal foi reeleita para o cargo de defensora pública-geral no Estado do Tocantins obtendo 84,1% dos votos. A eleição foi realizada para o mandato no biênio 2023/2025.

Conforme preconiza a Lei Complementar nº 55/2009, o resultado da eleição no âmbito defensorial será encaminhado para o chefe do Poder Executivo Estadual que, em um prazo de até 15 dias úteis, a contar da ciência sobre o pleito, deve publicar a nomeação.

Estellamaris celebrou o resultado e por mensagem encaminhada aos membros da Instituição, agradeceu a confiança nela depositava: “Graças ao trabalho incansável, dedicação, profissionalismo e compreensão de nossos colegas membros e servidores, ao longo desses dois últimos anos, chegamos até aqui com êxito em tudo o que nos propusemos a realizar. (...)Tenho a certeza de que conseguiremos avançar mais”, disse ela.

O processo de votação foi desenvolvido das 9 às 17 horas de hoje, 27, por meio do sistema de voto eletrônico secreto. Estiveram aptos a votar 107 defensoras e defensores públicos que se encontram ativos no quadro de membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) – todos votaram. O pleito teve candidatura única. 

Comissão Eleitoral

O pleito foi conduzido pela Comissão Eleitoral da DPE-TO presidida pela defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos e que contou com a defensora Fabiana Razera Gonçalves e o defensor Freddy Alejandro Solórzano Antunes como membros. Foram suplentes da mesma Comissão as defensoras públicas Aldaíra Parente Moreno Braga e Vanda Sueli Machado de Souza Nunes. (DPE/TO)