Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae, em parceria com o Governo do Estado e Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), realizou nessa quinta-feira, 27, em Palmas e Gurupi, os workshops com ações sobre os serviços de desburocratização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), integrada à plataforma Simplifica TO.

Na última quarta-feira, 25, o município de Araguaína, no norte do Estado, também recebeu o treinamento. No Tocantins, 100% dos municípios já estão integrados ao Simplifica Tocantins, plataforma para formalização de empresas. Essa integração foi possível graças ao apoio que o Sebrae deu para a Jucetins.

Magvan Botelho, gerente do Sebrae, enfatizou durante a capacitação em Palmas, sobre a importância de sensibilizar os municípios quanto aos trâmites processuais na abertura de empresas. “A partir destes treinamentos, os municípios estarão aptos e preparados para comandarem uma gestão cada vez mais desburocratizada, informatizada, otimizada e padronizada. Aspectos que geram um ambiente favorável aos pequenos negócios”, aposta.

O Sebrae contratou a empresa VOX Soluções, especialista em desburocratização, para atuar junto a 24 municípios do Tocantins. A gerente destaca que se trata de um projeto que tem como proposta simplificar, padronizar e automatizar os procedimentos para abertura, fiscalização e baixa das micro e pequenas empresas do Tocantins.

Participam dos workshops os municípios de Almas, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Colméia, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Miranorte, Natividade, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Peixe, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis e Xambioá.

Simplifica TO

O Simplifica TO é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. A plataforma serve para gerar facilidade, segurança e agilidade para o poder público e o empreendedor. A proposta é reduzir a informalidade e custos sociais e econômicos, além do aumento da competitividade, produtividade e adequação da legislação municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial. Todo esse trâmite, sem burocracias nos processos de registro e legalização.